quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Semana Oito - De 06 a 12 de outubro

Queridos alunos,

como vocês já devem imaginar, a postagem dessa semana deve ser a RESPOSTA da pergunta que foi elaborada por vocês. Cada um deve respoder a sua pergunta, entendido?

Ah, agora sim...

Lembro a todos que, como tivemos alguns probleminhas técnicos nos labs, é possível postar os comentários das semanas seis e sete até dia 07/10 (23h59min!).

Lembro ainda que a Etapa 2 da ATPS deve ser entregue na coordenação de curso até quinta-feira após o feriado, dia 13/10 (22h40min!).

A nota do 1º bimestre será composta pelas notas das 2 primeiras etapas da ATPS e das postagens no blog.

Aproveitem que a próxima quarta é feriado e recomponham as energias para o segundo bimestre, já que teremos um trabalho bem legal para fazer na ATPS. E no blog, continuarão nossas interações.

Um grande abraço a todos! Segue uma charge para descontrair no feriado.

Fonte: geobio2010.blogspot.com

35 comentários:

  1. Assinale a alternativa que não pertence aos tipos de transportes rodoviário de passageiros?
    ( )Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
    ( )Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
    ( )Transporte Rodoviário Escolar.
    (X)Transporte Rodoviário de Mercadorias.
    ( )Transporte Rodoviário de Turismo.
    ( )Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
    Ainda bem que a minha era só de assinalar!!!

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  2. o que compreende o planejamento operacional nas empresas de transporte de passageiros?


    R: Compreende á análise dos custos operacionais
    estudo da demanda
    dimensionamento e alocação das equipes de pessoal
    (motoristas).


    Maria José

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  3. O planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo.

    Processo de planejamento operacional compreende as seguintes etapas: estabelecimento dos objetivos operacionais; definição dos meios e recursos; identificação das alternativas de ação; simulação das alternativas identificadas; escolhas das alternativas e incorporação ao plano; estruturação e quantificação do plano; aprovação e divulgação do plano.

    Julio cesar

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  4. Quais os principais princípios da qualidade no transporte de passageiros?
    1 - Princípio da satisfação total dos cliente
    2 - Princípio da gerência participativa
    3 - Princípio do desenvolvimento humano
    4 - Princípio da constância de propósito
    5 - Princípio do aperfeiçoamento contínuo
    6 - Princípio da gerência de processos
    7 - Princípio da delegação
    8 - Princípio da disseminação de informações
    9 - Princípio da garantia da qualidade
    10 - Princípio da não-aceitação de erros

    Att Oeslen Afonso

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  5. O que pode ser feito para melhorar a qualidade dos transportes no Brasil?


    Aumentar os investimentos em:

    1-ciclovias.
    2-metrôs.
    3-Aumentar a frota de ônibus.
    4-Investir em ferrovias.

    Att.Rafael Lino Neckel

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  6. Quais os tres niveis de gerenciamento no transporte rodoviario de passageiros?
    R...
    *Estratégico
    *Tático
    *Operacional

    Maicon Rodrigo Fogulari

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  7. Como é definido as novas rotas, horários e itinerários ?

    è levantado um estudo a partir da demanda, onde é levantado a quantidade de passageiros a utilizarem aquela rota, onde os horarios é definido de acordo com a necessidade, especificamente manha, tarde e noite. Digamos que vamos para Florianópolis e o ônibus tenha partida em Jaraguá do Sul, onde está com lotação máxima sua rota sera somente Jaragua x Floripa. Agora se a quantidade de passageiros exigida não for completa, é feit itinerários onde param em cidades próximas para completar a lotação.

    Diego Streck

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  8. A demanda de um modal de transporte de passageiros é a quantidade de pessoas que dele se utilizam durante um determinado período ou ao longo de uma distância. Conhecer o comportamento dessa demanda e poder prever suas flutuações é essencial para o dimensionamento da oferta. Qual seu objetivo:
    -( )analisar o crescimento da demanda ao longo dos anos.
    -( )prever suas flutuações.
    -(X)satisfazer adequadamente as necessidades dos usuários.
    -( )estudar sua variação ao longo do tempo.

    Att, Claudinéia

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  9. No nível operacional, um dos problemas mais relevantes e complexos consiste em realizar a alocação da frota e dos condutores. Quais são alguns dos fatores que tornam este problema pertinente, e qual a principal conseqüência causada pelo mesmo?
    R: Relação de linhas; características da frota; custos operacionais; legislação trabalhista. A conseqüência é a dificuldade de programar as atividades de uma empresa do ramo, pois a base de dados é extensa, impossibilitando a relação entre a solução e as possíveis variáveis de opção.

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  10. Como analisar as características da demanda?

    Para analisar as características da demanda, estuda-se sua variação ao longo do tempo e do espaço, o que pode ser chamado de flutuação temporal da demanda e flutuação espacial da demanda.

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  11. De que maneira e a realização do planejamento operacional nas empresas de transportes de passageiros?Como e estudada?
    R-Compreende os seguintes estudos:
    *análise dos custos operacionais;
    *estudos da demanda
    *dimensionamento e alocação da frota;e
    *dimensionamento e alocação das equipes de pessoal(motorista)

    Leda Cecilia

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  12. Em que nivel macro,os custos operacionais do veículos rodoviários podem ser classificados?
    R-Custos diretos:
    *Custos fixos
    *Custos variáveis
    -Custos indiretos ou administrativos

    Elenir

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  13. No transporte rodoviário temos 3 niveis de planejamento quais são e quais suas funções?
    Estratégico, tatico e operacional.
    Nivel estratégico é o que tem maior impacto se dirige a alta diretoria, trabalha na linha horizontal e suas decisões são a longo prazo. No nivel tático as decisões são da gerencia e a médio prazo é quem decide quem contrata, quem contratar e por ultimo o nivel operacional que tem as decisões mais frequentes e de maior abrangencia é quem decide a roteirização, alocação de veiculos e condutores ,decisões do dia-a-dia, com maiores problemas, mais relevante de maior complexo .

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  14. Quais são os tipos de transportes rodoviarios de passageiros e qual é o mais usado?

    R:Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
    Transporte Rodoviário Escolar.
    Transporte Rodoviário de Turismo.
    Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.

    E o mais usado é Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional

    wilson urban

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  15. Exixtem seis tipos de custos operacionais cite quais são eles?

    R: Km desenvolvida,tipo de trafego,tipo de via regiao,porte do veiculo e desiquilibrio nos fluxos.

    Douglas Alexandre Steinert

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  16. Resposta:

    O aumento da eficiência e o consequente aumento da competitividade, da empresa que o aplica, no mercado.

    Att: Ricardo Olides Hendges

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  17. Qual o objetivo do planejamento operacional em uma empresa de transporte de passageiros e quais são suas etapas?

    R= Tem como principal objetivo sistematizar e otimizar os procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuídos, sua etapas são
    • Analise dos custos operacionais
    • Estudo da demanda
    • Dimensionamento e alocação da frota
    • Dimensionamento e alocação das equipes de pessoal.

    Paulo Nestor

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  18. Como é medido a demanda com as variações sazonais?

    RESPOSTA:As variações sazonais de demanda ao longo do ano são muito importantes para a realização do planejamento operaciona.A adequação da oferta,com base na demanda observada em cada périodo,faz com que a empresa possa aproveitar melhor o potencial do mercado,bem como utilizar a frota disponível de forma mais radical.

    Ass: Ivanete Weber

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  19. Oque é feito quando as linhas rodoviária apresenta maior volume de passageiros nos meses que corresponde aos das férias escolares?

    R:Nesses períodos,há necessidade de reforçar a oferta de viagens...

    Jéssica Pommerening.

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  20. Em sua opinião, de que forma os indicadores de qualidade e produtividade podem melhorar a prestação de serviços no transporte urbano de passageiros?
    Podem auxiliar as empresas a perceberem as reais necessidades dos clientes e os problemas que eventualmente possam ocorrer na prestação dos serviços de transporte urbano. Assim, através destas percepções possibilitadas pelos indicadores, a empresa pode estudar técnicas para melhorar seus serviços e oferecer mais qualidade, segurança e produtividade. Dessa forma, além de melhorar o transporte, ela poderá se manter com mais firmeza no mercado em que atua.

    Ass.: Reginaldo de Abreu Lima

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  21. Quais técnicas e estratégias podem aumentar a qualidade e produtividade em uma empresa?
    - Treinamento e formação de pessoal;
    - Planejamento e gerenciamento de operação;
    - Ambiente empresarial e relação com os usuários;
    - Sistemizar e otimizar;
    -Seis sigma.

    Elizandra Cappelin

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  22. Site os fatores que dever ser considerados antes de colocar uma nova linha?

    R:
    -Demanda de passageiros.
    -Ponto de chegada, parada e saída
    -Horário de saída e chegada
    -Duração da viagem.
    -Capacidade do veiculo para aquela linha.
    -localização dos pontos de paradas.

    Rodolfo

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  23. Segundo pesquisa em Lima (1996), quais os problemas mais comuns detectados na área de operação?

    - Cumprimento dos horários
    - Passageiros transportados
    - Custos da operação
    - Índice de passageiros por quilômetro
    - Reclamações/sugestões dos usuários
    - Acidentes
    - Absenteísmo e rotatividade de pessoal
    - Panes/socorro de rua.

    Douglas Peter Gielow

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  24. Elisangela disse...
    O objetivo do planejamento operacional no transporte de passageiros é sistematizar e otimizar procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuídos. Conceitue sistematizar e otimizar.

    Otimizar: Fazer mais e melhor com a mesma estrutura utilizando ao máximo determinado recurso seja ele humano, físico, ou financeiro.

    Sistematizar: Entendimento das partes que compõem o sistema, organizar de forma coerente e ordenar segundo determinados critérios, ou seja, fazer com que a empresa funcione dentro de um sistema integralizado entre todos os funcionários e setores, onde cada um possa entender e dar prosseguimento as tarefas planejadas.

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  25. Segundo (Lindau Rosado, 1992) para que o processo de produçaõ de transporte urbano de passageiros preencha as expectativas dos usuários dos serviços, as empresas operadoras e o órgão gestor precisam cumprir suas responsabilidades, descreava quais são?

    Adequação dos pontos de paradas, terminais e estações para prover necessidades básicas de conforto, informação e proteção.
    Os veículos devem cumprir o horário previsto na passagem no ponto de parada, em níveis satisfatórios de lotações em condições admissíveis de limpeza, manutenção e segurança; as tarifas debvem ser suportáveis.
    Motoristas e colaboradores devem ter um grau elevado de urbaniedade, notrato com passageiro, e deve desempenhar satisfatóriamente suas atribuições profissionais.
    Devem utilizar as vias com condições no minimo razoáveis de pavimentação e dispor, nas suas diversas formas de medidas prioritárias para a circulação dos coletivos.
    Os usuários devem chegar aos seus destinos dentro do tempo previsto, sem sofrer desgastes físicos e mentais decorrentes da qualidade do serviço.

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  26. De que forma ou maneira se pode elaborar uma pesquisa de satisfação e demanda no transporte rodoviário de passageiros?

    R: Atravez de fiscalização visando pontualidade, qualidade no atendimento, uma boa frota, realizando auditorias e pesquisas de satisfação.

    Att: Rodrigo Gaio. 4fase.

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  27. Explique as etapas de planejamento operacional do transporte de passageiros e sua importância?


    As etapas do Planejamento Operacional de Transporte de Passageiros são análise dos custos operacionais, estudo da demanda, dimensionamento e alocação da frota e dimensionamento e alocação das equipes de pessoal é importante este análise para ter um aumento na eficiência e o conseqüente aumento da competitividade das empresas que atuam neste mercado.

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  28. Quais são os fatores que determinam as substancias nos cusos ou na sua composição?

    *Quilometragem desenvolvida
    *Tipo de trafego
    *Tipo de via
    *Região
    *Porte de veiculos
    *Desequilíbrio nos fluxos.

    Andreas

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  29. Pode-se concluir que as realização do planejamento operacional tem por objetivo, entre outros o aumento da eficiência e o consequente aumento da competitividade,da empresa que o aplica, no mercado.

    Pamela Patricia

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  30. FERNANDO MENDES 4ª FASE LOG
    DE SUA OPINIÃO SOBRE LOGISTICA EMPRESARIAL:
    E AONDE DEFINE TODAS AS FUNÇÕES,EM TERMOS DO QUE FAZER ,QUANDO FAZER E QUANTO CUSTARA P/ PRODUZIR
    E TAL ESPECIFICAÇÃO DO SERVIÇO DEVE SER TRADUZIDA P/ AS DIVERSAS FUNÇÕES DA EMPRESA OU AÇÕES, MEIOS E METODOS A UTILIZAR

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  31. DILSON LOPES:
    COMPRENDE OS SEGUINTE ESTUDOS:
    *ANÁLISE DOS CUSTOS OPERACIONAIS
    *ESTUDO DE DEMANDA
    *DIMENSIONAMENTO E ALOCAÇÃO DE FROTA
    *DIMENSIONAMENTO E ALOCAÇÃO DAS EQUIPES DE PESSOAL (MOTORISTA)

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  32. Orlando Moises Sadowski19 de outubro de 2011 09:36

    Qual o objetivo principal do planejamento operacional nas empresas?

    R:O objetivo principal é sistematizar e otimizar os procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos distribuídos geograficamente.

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