quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Semana Sete - de 29/09 a 05/10

Queridos alunos,

estamos concluindo o 1º bimestre da disciplina Qualidade em Sistemas Logísticos. Até agora estudamos os Capítulos 1 e 2 do nosso PLT (Qualidade e Produtividade nos Transportes). Como é de conhecimento de todos vocês, não teremos prova nesse bimestre, vocês serão avaliados pelos trabalhos realizados nas duas primeiras etapas da ATPS e também por sua participação neste blog!

A proposta de atividade da semana é: baseado nos 2 capítulos estudados e supondo que você fosse o professor da disciplina elaborando uma avaliação, cada aluno deve postar uma "questão de prova". É importante que vocês saibam que será avaliada a relevância da questão. Apesar de não ser necessário nesse momento dar a resposta da questão, é importante vocês saberem a resposta da mesma e analisar antecipadamente se os demais alunos teriam condições de respondê-la (como se fosse o professor da disciplina, entenderam?).

Cuidado para não elaborar uma questão que exija somente memorização, uma boa avaliação é aquela que permite analisarmos a compreensão do conteúdo estudado.

Dúvidas, entrem em contato. Essa atividade é bem importante para a avaliação de vocês, então releiam o PLT e os materiais de aula antes de postar a pergunta.


Abraços a todos e uma ótima semana!

60 comentários:

  1. No transporte rodoviário temos 3 niveis de planejamento quais são e quais suas funções ?

    ResponderExcluir
  2. Resposta da Andreia.

    Estratégico, Tático e Operacional.

    O planejamento estratégico detém uma característica com horizonte temporal de longo prazo, mais de dois anos, o tático possui um horizonte temporal intermediário, aproximadamente um ano, já o operacional, é de curto prazo, cujo processo decisório torna-se imediato.

    Ajudei ou compliquei?

    Sandro Mehler

    ResponderExcluir
  3. Orlando Moises SAdowski1 de outubro de 2011 às 10:37

    Qual o objetivo principal do planejamento operacional nas empresas?

    ResponderExcluir
  4. Que tendência as empresas prestadoras de serviços (transporte urbano) está percebendo na legislação que regula este serviço e qual objetivo que levam elas a buscarem esse diferencial?

    A tendência é a introdução de parâmetros de qualidades na legislação que regula as concessões de linhas de transporte de passageiros a empresa tem partido em busca de certificados de qualidade os quais podem representar um diferencial significativo nos processos de renovações das concessões e nas ampliações do serviço.

    ResponderExcluir
  5. Porque é importante planejar o modelo e a organização para o futuro do transporte coletivo urbano?
    É importante planejar para ter uma compreensão equilibrada dos desafios que terão que ser superados no transporte coletivo urbano das cidades brasileiras. Esses desafios podem ser enfrentados dentro de uma filosofia de melhoria continua e com base em experiências de gestão moderna.

    Bruno Costa

    ResponderExcluir
  6. A demanda de um modal de transporte de passageiros é a quantidade de pessoas que dele se utilizam durante um determinado período ou ao longo de uma distância. Conhecer o comportamento dessa demanda e poder prever suas flutuações é essencial para o dimensionamento da oferta. Qual seu objetivo:
    -( )analisar o crescimento da demanda ao longo dos anos.
    -( )prever suas flutuações.
    -( )satisfazer adequadamente as necessidades dos usuários.
    -( )estudar sua variação ao longo do tempo.

    Att, Claudinéia

    ResponderExcluir
  7. Quais técnicas e estratégias podem aumentar a qualidade e produtividade em uma empresa?

    Elizandra Cappelin

    ResponderExcluir
  8. Teste.

    Algumas pessoas não estão conseguindo postar.

    Eu sempre posto comentando como minha conta do google.
    Nunca tive problemas.
    Quem tem conta do google(gmail) deveria tentar desse modo. #ficaadica

    Sandro Mehler

    ResponderExcluir
  9. De que maneira e a realização do planejamento operacional nas empresas de transportes de passageiros?Como e estudada?

    Leda Cecilia

    ResponderExcluir
  10. Em que nível macro,os custos operacionais do veículos rodoviários podem ser classificados?

    Elenir

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Isso é um teste

    Assis

    ResponderExcluir
  13. Em sua opinião, de que forma os indicadores de qualidade e produtividade podem melhorar a prestação de serviços no transporte urbano de passageiros?
    Reginaldo de Abreu Lima

    ResponderExcluir
  14. Caríssimos alunos,

    alguns estão postando a pergunta e a resposta...nada disso, só solicitei a PERGUNTA. Lembrem que já estudamos 2 capítulos e a pergunta deve ter profundidade, não prezar somente pela memorização... As diretrizes estão no post, leiam atentamente.
    Da mesma forma, não é para responder a pergunta dos colegas e sim elaborar uma própria (ok Sandro?).
    Quanto às postagens, fizemos vários testes e está tudo certo, mesmo para quem posta como anônimo. Assim, continua valendo a regra de postagens sempre até as 23h59min de quarta-feira.
    (salvo semana passada que foi liberado até sexta).

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. DILSON LOPE:
    É importante planejar para ter uma compreensão equilibrada dos desafios que terão que ser superados no transporte coletivo urbano das cidades brasileiras.Conhecer o comportamento dessa demanda e poder prever suas flutuações é essencial para o dimensionamento da oferta.
    Embora a demanda por serviços de transportes de passageiros seja o principal vetor que induz a oferta empresarial desses serviços, envolvendo ações governamentais de controle e monitoração, um aspecto relevante que acompanha essa oferta é a oportunidade de planejar de forma mais abrangente a geração do desenvolvimento sócio-econômico regional. Esse planejamento deve contemplar as necessidades regionais por energia, educação, saúde, moradia, saneamento básico, estrutura viária, políticas de preservação ambiental, segurança e controle populacional das áreas, atividades comerciais e industriais, além do fomento do setor de serviços.

    ResponderExcluir
  17. Explique as etapas de planejamento operacional do transporte de passageiros e sua importância?

    ResponderExcluir
  18. O objetivo do planejamento operacional no transporte de passageiros é sistematizar e otimizar procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuídos. Conceitue sistematizar e otimizar.

    ResponderExcluir
  19. Qual a importância das ferramentas de gestão de qualidade no transporte de passageiros? Cite um exemplo?

    ResponderExcluir
  20. Como o planejamento e gerenciamento da operação interfere na qualidade de um sistema logístico?


    Sandro Mehler

    ResponderExcluir
  21. Em 29/09/11 Karin disse:

    "Apesar de não ser necessário nesse momento dar a resposta da questão ..."

    Em 03/10/11 Karin disse:

    "Caríssimos alunos,

    alguns estão postando a pergunta e a resposta...nada disso, só solicitei a PERGUNTA."

    Não ser necessário = Nada disso?

    Professora, assim você confunde a gente.

    ResponderExcluir
  22. "Não ser necessário" é uma maneira mais educada de dizer que não é para postar a resposta, somente a pergunta. Quanto ao "nada disso", é uma forma de chamar atenção (tipo "ai ai ai" para as crianças). Lembrem-se que esse é um ambiente um pouco menos formal, podemos usar uma linguagem mais coloquial.

    O que não está legal ainda são algumas postagens sem identificação. Não esqueçam que toda a interação deve ser identificada, pois assim posso mensurar da participação de vocês, mesmo que nos questionamentos como o postado acima.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Quais os fatores devem ser considerados para determinar um plano de distribuição de viagens de modo que cada viagem seja alocada em um veículo e que a tarefa de conduzir os veículos seja distribuída entre vários condutores?

    Bruno Costa

    ResponderExcluir
  24. O planejamento operacional das empresas de transporte de pasageiros consiste em analizar e organizar os varios procedimentos referentes à movimentação de passageiros, permitindo a qualificação e mobilização dos recursos necessários, de modo a aplicá-los da melhor forma possível. Portanto podemos concluir que a realização do planejamento operacional tem como objetivo?

    Att: Ricardo

    ResponderExcluir
  25. No nível operacional, um dos problemas mais relevantes e complexos consiste em realizar a alocação da frota e dos condutores. Quais são alguns dos fatores que tornam este problema pertinente, e qual a principal conseqüência causada pelo mesmo?

    ResponderExcluir
  26. Como analisar as características da demanda?

    ResponderExcluir
  27. De que forma ou maneira se pode elaboarar uma pesquisa de satisfação e demanda no transporte rodoviario de passageiros?

    Att: Rodrigo Gaio.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Assinale a alternativa que não pertence aos tipos de transportes rodoviário de passageiros?
    ( )Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
    ( )Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
    ( )Transporte Rodoviário Escolar.
    ( )Transporte Rodoviário de Mercadorias.
    ( )Transporte Rodoviário de Turismo.
    ( )Transporte Rodoviário Particular de Passageiros..

    ResponderExcluir
  30. Como é medido a demanda com as variações sazonais?

    Ass.
    Ivonete weber.

    ResponderExcluir
  31. Oque é feito quando as linhas rodoviária apresenta maior volume de passageiros nos meses que corresponde aos das férias escolares?

    Jéssica Pommerening....

    ResponderExcluir
  32. Segundo pesquisa em Lima (1996), quais os problemas mais comuns detectados na área de operação?


    Douglas Peter Gielow

    ResponderExcluir
  33. A demanda é a único parâmetro a se avaliar antes de definir uma nova rota/linha? Justifique sua resposta com exemplos.

    ResponderExcluir
  34. Quais são os tipos de transportes rodoviários de passageiros e dentre eles, qual é o mais usado?

    Wilson Urban.

    ResponderExcluir
  35. Qual o objetivo do planejamento operacional em uma empresa de transporte de passageiros e quais são suas etapas?
    Paulo Nestor

    ResponderExcluir
  36. Qual é esfera do governo responsável pelo controle do transporte intermunicipal?


    Ferdinando!

    ResponderExcluir
  37. FERNANDO MENDES 4ª FASE
    De sua opinião sobre Planejamento Empresarial:

    ResponderExcluir
  38. qual o tipo de transporte rodoviario póssui veiculos com caracteristicas proprias as viagens de longo percurso, e possui roteiros e horarios particularizados?


    Eder Flasi

    ResponderExcluir
  39. Como são calculados os custos indiretos ou administrativos no transporte?


    Claudemir

    ResponderExcluir
  40. Quais são os fatores que determinam as variações substnciais nos custos, ou na sua composição?


    Andreas

    ResponderExcluir
  41. Site os fatores que dever ser considerados antes de colocar uma nova linha?
    Rodolfo

    ResponderExcluir
  42. Existem seis tipos de custos operacionais.Cite quais são eles?

    Douglas Alexandre Steinert
    3ºfase

    ResponderExcluir
  43. no que o planejamento operacional de uma empresa de transporte de passegeiros deve analisar para pode ter um planejamento adequado?

    walter

    ResponderExcluir
  44. Como é definido as novas rotas, horários e itinerários ?

    Diego Streck

    ResponderExcluir
  45. Quais as etapas do planejamento operacional e qual é primordial ?

    Raquel Kraemer

    ResponderExcluir
  46. Qual é o objetivo principal do Planejamento Operacional nas empresas?

    Pamela

    ResponderExcluir
  47. Segundo (Lindau Rosado, 1992) para que o processo de produçaõ de transporte urbano de passageiros preencha as expectativas dos usuários dos serviços, as empresas operadoras e o órgão gestor precisam cumprir suas responsabilidades, descreava quais são?

    ResponderExcluir
  48. Quais os prinprincipais princípios da qualidade?

    Att Oeslen Afonso

    ResponderExcluir
  49. O que compreende o planejamento operacional nas empresas de transporte de passageiros?



    Maria José

    ResponderExcluir
  50. Qual o conceito de planejamento operacional e suas etapas?

    Julio Cesar

    ResponderExcluir
  51. Qual o conceito de planejamento operacional e suas etapas?

    Julio Cesar

    ResponderExcluir
  52. Primeira pegunta SEM EFEITO

    Quais os principais princípios da qualidade no transporte de passageiros ?

    Att Oeslen Afonso

    ResponderExcluir
  53. O que pode ser feito para melhorar a qualidade dos transportes no Brasil?


    Att.Rafael Lino Neckel

    ResponderExcluir
  54. O que pode ser feito para melhorar a qualidade dos transportes no Brasil?


    Att.Rafael Lino Neckel

    ResponderExcluir
  55. Quais os tres niveis de gerenciamento no transporte rodoviario de passageiros?

    Maicon Rodrigo Fogulari

    ResponderExcluir
  56. DILSON LOPES:

    QUAL A REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS?

    ResponderExcluir
  57. oi, tem algum material do capitulo 1 e 2 que possa estar postando? obrigado

    ResponderExcluir