como vocês já devem imaginar, a postagem dessa semana deve ser a RESPOSTA da pergunta que foi elaborada por vocês. Cada um deve respoder a sua pergunta, entendido?
Ah, agora sim...
Lembro a todos que, como tivemos alguns probleminhas técnicos nos labs, é possível postar os comentários das semanas seis e sete até dia 07/10 (23h59min!).
Lembro ainda que a Etapa 2 da ATPS deve ser entregue na coordenação de curso até quinta-feira após o feriado, dia 13/10 (22h40min!).
A nota do 1º bimestre será composta pelas notas das 2 primeiras etapas da ATPS e das postagens no blog.
Aproveitem que a próxima quarta é feriado e recomponham as energias para o segundo bimestre, já que teremos um trabalho bem legal para fazer na ATPS. E no blog, continuarão nossas interações.
Um grande abraço a todos! Segue uma charge para descontrair no feriado.
Fonte: geobio2010.blogspot.com
Assinale a alternativa que não pertence aos tipos de transportes rodoviário de passageiros?
ResponderExcluir( )Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
( )Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
( )Transporte Rodoviário Escolar.
(X)Transporte Rodoviário de Mercadorias.
( )Transporte Rodoviário de Turismo.
( )Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
Ainda bem que a minha era só de assinalar!!!
o que compreende o planejamento operacional nas empresas de transporte de passageiros?
ResponderExcluirR: Compreende á análise dos custos operacionais
estudo da demanda
dimensionamento e alocação das equipes de pessoal
(motoristas).
Maria José
O planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo.
ResponderExcluirProcesso de planejamento operacional compreende as seguintes etapas: estabelecimento dos objetivos operacionais; definição dos meios e recursos; identificação das alternativas de ação; simulação das alternativas identificadas; escolhas das alternativas e incorporação ao plano; estruturação e quantificação do plano; aprovação e divulgação do plano.
Julio cesar
Quais os principais princípios da qualidade no transporte de passageiros?
ResponderExcluir1 - Princípio da satisfação total dos cliente
2 - Princípio da gerência participativa
3 - Princípio do desenvolvimento humano
4 - Princípio da constância de propósito
5 - Princípio do aperfeiçoamento contínuo
6 - Princípio da gerência de processos
7 - Princípio da delegação
8 - Princípio da disseminação de informações
9 - Princípio da garantia da qualidade
10 - Princípio da não-aceitação de erros
Att Oeslen Afonso
O que pode ser feito para melhorar a qualidade dos transportes no Brasil?
ResponderExcluirAumentar os investimentos em:
1-ciclovias.
2-metrôs.
3-Aumentar a frota de ônibus.
4-Investir em ferrovias.
Att.Rafael Lino Neckel
Quais os tres niveis de gerenciamento no transporte rodoviario de passageiros?
ResponderExcluirR...
*Estratégico
*Tático
*Operacional
Maicon Rodrigo Fogulari
Como é definido as novas rotas, horários e itinerários ?
ResponderExcluirè levantado um estudo a partir da demanda, onde é levantado a quantidade de passageiros a utilizarem aquela rota, onde os horarios é definido de acordo com a necessidade, especificamente manha, tarde e noite. Digamos que vamos para Florianópolis e o ônibus tenha partida em Jaraguá do Sul, onde está com lotação máxima sua rota sera somente Jaragua x Floripa. Agora se a quantidade de passageiros exigida não for completa, é feit itinerários onde param em cidades próximas para completar a lotação.
Diego Streck
A demanda de um modal de transporte de passageiros é a quantidade de pessoas que dele se utilizam durante um determinado período ou ao longo de uma distância. Conhecer o comportamento dessa demanda e poder prever suas flutuações é essencial para o dimensionamento da oferta. Qual seu objetivo:
ResponderExcluir-( )analisar o crescimento da demanda ao longo dos anos.
-( )prever suas flutuações.
-(X)satisfazer adequadamente as necessidades dos usuários.
-( )estudar sua variação ao longo do tempo.
Att, Claudinéia
No nível operacional, um dos problemas mais relevantes e complexos consiste em realizar a alocação da frota e dos condutores. Quais são alguns dos fatores que tornam este problema pertinente, e qual a principal conseqüência causada pelo mesmo?
ResponderExcluirR: Relação de linhas; características da frota; custos operacionais; legislação trabalhista. A conseqüência é a dificuldade de programar as atividades de uma empresa do ramo, pois a base de dados é extensa, impossibilitando a relação entre a solução e as possíveis variáveis de opção.
Como analisar as características da demanda?
ResponderExcluirPara analisar as características da demanda, estuda-se sua variação ao longo do tempo e do espaço, o que pode ser chamado de flutuação temporal da demanda e flutuação espacial da demanda.
Oi
ResponderExcluirDe que maneira e a realização do planejamento operacional nas empresas de transportes de passageiros?Como e estudada?
ResponderExcluirR-Compreende os seguintes estudos:
*análise dos custos operacionais;
*estudos da demanda
*dimensionamento e alocação da frota;e
*dimensionamento e alocação das equipes de pessoal(motorista)
Leda Cecilia
Em que nivel macro,os custos operacionais do veículos rodoviários podem ser classificados?
ResponderExcluirR-Custos diretos:
*Custos fixos
*Custos variáveis
-Custos indiretos ou administrativos
Elenir
No transporte rodoviário temos 3 niveis de planejamento quais são e quais suas funções?
ResponderExcluirEstratégico, tatico e operacional.
Nivel estratégico é o que tem maior impacto se dirige a alta diretoria, trabalha na linha horizontal e suas decisões são a longo prazo. No nivel tático as decisões são da gerencia e a médio prazo é quem decide quem contrata, quem contratar e por ultimo o nivel operacional que tem as decisões mais frequentes e de maior abrangencia é quem decide a roteirização, alocação de veiculos e condutores ,decisões do dia-a-dia, com maiores problemas, mais relevante de maior complexo .
oi
ResponderExcluirQuais são os tipos de transportes rodoviarios de passageiros e qual é o mais usado?
ResponderExcluirR:Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
Transporte Rodoviário Escolar.
Transporte Rodoviário de Turismo.
Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
E o mais usado é Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional
wilson urban
Exixtem seis tipos de custos operacionais cite quais são eles?
ResponderExcluirR: Km desenvolvida,tipo de trafego,tipo de via regiao,porte do veiculo e desiquilibrio nos fluxos.
Douglas Alexandre Steinert
Resposta:
ResponderExcluirO aumento da eficiência e o consequente aumento da competitividade, da empresa que o aplica, no mercado.
Att: Ricardo Olides Hendges
Qual o objetivo do planejamento operacional em uma empresa de transporte de passageiros e quais são suas etapas?
ResponderExcluirR= Tem como principal objetivo sistematizar e otimizar os procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuídos, sua etapas são
• Analise dos custos operacionais
• Estudo da demanda
• Dimensionamento e alocação da frota
• Dimensionamento e alocação das equipes de pessoal.
Paulo Nestor
Como é medido a demanda com as variações sazonais?
ResponderExcluirRESPOSTA:As variações sazonais de demanda ao longo do ano são muito importantes para a realização do planejamento operaciona.A adequação da oferta,com base na demanda observada em cada périodo,faz com que a empresa possa aproveitar melhor o potencial do mercado,bem como utilizar a frota disponível de forma mais radical.
Ass: Ivanete Weber
Oque é feito quando as linhas rodoviária apresenta maior volume de passageiros nos meses que corresponde aos das férias escolares?
ResponderExcluirR:Nesses períodos,há necessidade de reforçar a oferta de viagens...
Jéssica Pommerening.
Em sua opinião, de que forma os indicadores de qualidade e produtividade podem melhorar a prestação de serviços no transporte urbano de passageiros?
ResponderExcluirPodem auxiliar as empresas a perceberem as reais necessidades dos clientes e os problemas que eventualmente possam ocorrer na prestação dos serviços de transporte urbano. Assim, através destas percepções possibilitadas pelos indicadores, a empresa pode estudar técnicas para melhorar seus serviços e oferecer mais qualidade, segurança e produtividade. Dessa forma, além de melhorar o transporte, ela poderá se manter com mais firmeza no mercado em que atua.
Ass.: Reginaldo de Abreu Lima
..........
ResponderExcluirQuais técnicas e estratégias podem aumentar a qualidade e produtividade em uma empresa?
ResponderExcluir- Treinamento e formação de pessoal;
- Planejamento e gerenciamento de operação;
- Ambiente empresarial e relação com os usuários;
- Sistemizar e otimizar;
-Seis sigma.
Elizandra Cappelin
Site os fatores que dever ser considerados antes de colocar uma nova linha?
ResponderExcluirR:
-Demanda de passageiros.
-Ponto de chegada, parada e saída
-Horário de saída e chegada
-Duração da viagem.
-Capacidade do veiculo para aquela linha.
-localização dos pontos de paradas.
Rodolfo
Segundo pesquisa em Lima (1996), quais os problemas mais comuns detectados na área de operação?
ResponderExcluir- Cumprimento dos horários
- Passageiros transportados
- Custos da operação
- Índice de passageiros por quilômetro
- Reclamações/sugestões dos usuários
- Acidentes
- Absenteísmo e rotatividade de pessoal
- Panes/socorro de rua.
Douglas Peter Gielow
Elisangela disse...
ResponderExcluirO objetivo do planejamento operacional no transporte de passageiros é sistematizar e otimizar procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuídos. Conceitue sistematizar e otimizar.
Otimizar: Fazer mais e melhor com a mesma estrutura utilizando ao máximo determinado recurso seja ele humano, físico, ou financeiro.
Sistematizar: Entendimento das partes que compõem o sistema, organizar de forma coerente e ordenar segundo determinados critérios, ou seja, fazer com que a empresa funcione dentro de um sistema integralizado entre todos os funcionários e setores, onde cada um possa entender e dar prosseguimento as tarefas planejadas.
Segundo (Lindau Rosado, 1992) para que o processo de produçaõ de transporte urbano de passageiros preencha as expectativas dos usuários dos serviços, as empresas operadoras e o órgão gestor precisam cumprir suas responsabilidades, descreava quais são?
ResponderExcluirAdequação dos pontos de paradas, terminais e estações para prover necessidades básicas de conforto, informação e proteção.
Os veículos devem cumprir o horário previsto na passagem no ponto de parada, em níveis satisfatórios de lotações em condições admissíveis de limpeza, manutenção e segurança; as tarifas debvem ser suportáveis.
Motoristas e colaboradores devem ter um grau elevado de urbaniedade, notrato com passageiro, e deve desempenhar satisfatóriamente suas atribuições profissionais.
Devem utilizar as vias com condições no minimo razoáveis de pavimentação e dispor, nas suas diversas formas de medidas prioritárias para a circulação dos coletivos.
Os usuários devem chegar aos seus destinos dentro do tempo previsto, sem sofrer desgastes físicos e mentais decorrentes da qualidade do serviço.
De que forma ou maneira se pode elaborar uma pesquisa de satisfação e demanda no transporte rodoviário de passageiros?
ResponderExcluirR: Atravez de fiscalização visando pontualidade, qualidade no atendimento, uma boa frota, realizando auditorias e pesquisas de satisfação.
Att: Rodrigo Gaio. 4fase.
Explique as etapas de planejamento operacional do transporte de passageiros e sua importância?
ResponderExcluirAs etapas do Planejamento Operacional de Transporte de Passageiros são análise dos custos operacionais, estudo da demanda, dimensionamento e alocação da frota e dimensionamento e alocação das equipes de pessoal é importante este análise para ter um aumento na eficiência e o conseqüente aumento da competitividade das empresas que atuam neste mercado.
Quais são os fatores que determinam as substancias nos cusos ou na sua composição?
ResponderExcluir*Quilometragem desenvolvida
*Tipo de trafego
*Tipo de via
*Região
*Porte de veiculos
*Desequilíbrio nos fluxos.
Andreas
Pode-se concluir que as realização do planejamento operacional tem por objetivo, entre outros o aumento da eficiência e o consequente aumento da competitividade,da empresa que o aplica, no mercado.
ResponderExcluirPamela Patricia
FERNANDO MENDES 4ª FASE LOG
ResponderExcluirDE SUA OPINIÃO SOBRE LOGISTICA EMPRESARIAL:
E AONDE DEFINE TODAS AS FUNÇÕES,EM TERMOS DO QUE FAZER ,QUANDO FAZER E QUANTO CUSTARA P/ PRODUZIR
E TAL ESPECIFICAÇÃO DO SERVIÇO DEVE SER TRADUZIDA P/ AS DIVERSAS FUNÇÕES DA EMPRESA OU AÇÕES, MEIOS E METODOS A UTILIZAR
DILSON LOPES:
ResponderExcluirCOMPRENDE OS SEGUINTE ESTUDOS:
*ANÁLISE DOS CUSTOS OPERACIONAIS
*ESTUDO DE DEMANDA
*DIMENSIONAMENTO E ALOCAÇÃO DE FROTA
*DIMENSIONAMENTO E ALOCAÇÃO DAS EQUIPES DE PESSOAL (MOTORISTA)
Qual o objetivo principal do planejamento operacional nas empresas?
ResponderExcluirR:O objetivo principal é sistematizar e otimizar os procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos distribuídos geograficamente.