Como comentei em aula ontem (14/09), a atividade dessa semana consiste em vocês postarem suas anotações sobre a aula ministrada, referente ao Capítulo 2 do PLT - Transporte Rodoviário de Passageiros. Descrevam os principais tópicos abordados e as informações mais relevantes que foram apresentadas na aula presencial.
Aproveito para informar também que a Etapa 2 da ATPS deve ser entregue até o dia 05/10, então coloquem essa data na agenda (Google Calendar!) e programem-se para realizar as atividades. Não deixem para última hora, pois será necessário agendar e realizar uma entrevista com o gerente de operações de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros.
Como o tempo frio e nublado me deixa um pouco saudosista, a imagem dessa semana é do Terminal Rodoviário da "Ilha da Magia", terra de manés como eu, com muito orgulho!
Fonte: notrajeto.blogspot.com
Boa semana a todos, aguardo os comentários!!
Bom dia!
ResponderExcluirO assunto abordado foi transportes rodoviario de passageiros, onde o nivel estrategico, tatico e operacionalfundamentam as analizes no maior impacto (horizontal longo, horizontal medio e decisões frequentes na maioe abrangencia)
Planejamento estrategico que defende o monopolio da linha onde a empresa não tem concorrente.
Para um entendimento o tatico decide como contratar o serviço, quem contratar e quando contratar.
O operacional é responsavel pela implantação das linhas e quem vai dirigir.
O maior problema é o de nivel operacional, pois defende o plano de distribuição de viagens e para minimizar é preciso elaborar um sistema onde visa a qualidade dos serviços, reduzindo custo e que e que seus usuarios sejam transportados com conforto e segurança.
Neste estudo temos os tipos de transportes que são: rodoviario urbano, internacional,intermunicipal e interestadual, escolar, turismo e particular.
O objetivo operacional é sistematizar e otimizar os procedimentos adotados na movimentação de pessoas geograficamente, buscando a ecxelencia do atentimento (Otimizar), de forma organizada e coerente (Sistemizar).
Ass: Orlando Moises Sadowski
Transporte rodoviário de passageiros
ResponderExcluir3 níveis de planejamento: estratégico: maior impacto, longo prazo, ações de diretoria; tático: ações de gerência, médio prazo; operacional: decisões freqüentes, de maior abrangência, curto prazo.
Plano de distribuição de viagens: problema relevante e complexo. Fatores: tamanho da frota, custos operacionais, estrutura da rede viária.
O plano tem como objetivo a satisfação do cliente ao menor custo possível.
Tipos de transporte:
Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros (movimentação em centros urbanos/região metropolitana); Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional: (serviço a bordo, viagens a longas distâncias); Transporte Rodoviário Escolar: (janela acordada de tempo para empresas e usuários); Transporte Rodoviário de Turismo: (roteiros e horários particulares); Transporte Rodoviário Particular de Passageiros: (deslocamento de empregados entre diferentes locais).
Planejamento Operacional: SISTEMATIZAR e OTIMIZAR procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos distribuídos.
Transporte Rodoviário de Passageiros: Os níveis de gerenciamento das empresas de transporte, são classificadas em estratégico:de maior impacto, a longo prazo,define ações mais concretas. Ex:localização de garagens,linhas implantadas, etc; Tático:horizonte médio.Ex: aquisição de veículos novos, política de contratação de pessoal(quanto, quando,quem). E o Operacional: decisões frequentes, maior abrangencia.Ex:roteirização, alocação,decisões do dia-a-dia.
ResponderExcluirPlano de distribuição de viagens: problema mais relevante e complexo.Tem por objetivo a satisfação dos clientes sempre minimizando custos. Fatores:relação de linhas, tamanho da frota, custos operacionais, disponibilidade de motoristas,etc.
Tipos de transporte:
Transporte Rodoviário de passageiros: movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas, linhas regulares.
Transporte Rodoviário Intermunicipal/interestadual e internacional:até 5 viagens dia/veiculo, com serviço de bordo(ns-conforto).
Transporte Rodoviário Escolar: roteiro flexível,janelas de tempo.
Transporte Rodoviário de turismo:possui roteiros e viagens particulares, comodidades adicionais.
Transporte Rodoviário Particular:deslocamento de empregados, viagens programadas.
Objetivo: Sistematizar e otimizar procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuidos.
Etapas do planejamento Operacional:
1. Análise dos custos operacionais: conhecer o custo do horário produtivo(custo andado, gasolina,etc) e o custo do horário improdutivo (veiculo parado).
Att, Claudinéia
Capítulo 2 - Transporte Rodoviário de passageiros.
ResponderExcluirQualidade e Produtividade.
No transporte rodoviário temos 3 niveis de planejamento: Estratégico/ tático e operacional. No nivel estratégico é o que tem maior impacto se dirige a alta diretoria, trabalha na linha horizontal e suas decisões são a longo prazo. No nivel tático as decisões são da gerencia e a médio prazo é quem decide quem contrata, quem contratar e por ultimo o nivel operacional que tem as decisões mais frequentes e de maior abrangencia é quem decide a roteirização, alocação de veiculos e condutores ,decisões do dia-a-dia, com maiores problemas, mais relevante de maior complexo .
Os principais fatores do transporte rodoviário são a relação de linhas e respectivas viagens(local, ponto de partida/chegada, parada, horário e duração),as caracteristicas de frota (capacidade/tamanho/potencia/idade e autonomia),tamanho da frota, custos operacionais, estrutura da rede viária que é muito importante como a localização dos pontos,disponibilidade de motorista, legislação,todos esses fatores são muitos importantes para a satisfação do cliente e minimização dos custos operacionais.
Os tipos de transporte rodoviário são: Urbano de passageiros( linhas bem definidas e movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas); Transporte rodoviário municipal, interestadual e Internacional (linhas de longa distancia e em geral com serviço de bordo com nivel de serviço); Transporte Rodoviário escolar(roteiro flexivel, acordo entre empresa e usuários); Transporte rodoviário de turismo ( comodidade extra); Transporte rodoviário particular( deslocamento de funcionarios), desta forma o transporte rodoviario tem o objetivo de sistematizar e otimizar os procedimentos adotados na movimentação de pessoa entre diversos pontos geograficamente distribuidos, ou seja, organizar de uma forma diferente buscando sempre o otimo.
Tambem é preciso fazer :1. Analise de custos operacionais, estudo da demanda e da oferta, dimennsionamento e alocação de frota e alocação das equipes.
Boa noite!!!
ResponderExcluirNa ultima aula os principais asuntos abordados pela professora Karin foram:
Transporte rodoviário de passageiros, abrangindo três niveis, ESTRATÉGICO (localização, região de abrangência e linhas). TATICO (novos veiculos). OPERACIONAL (cada viagem seja alocada a um veiculo).
Transporte rodoviário urbano de passageiros.
Transporte rodoviário intermunicipal, interestadual e internacional.
Transporte rodoviário escolar.
Transporte rodoviário de turismo.
Transporte rodoviário particular.
Etapas do planejamento.
1- Análise dos custos operacionais.
2- Estudo da demanda e da oferta.
3- Dimensionamento e alocação da frota.
4- Dimensionamento e alocação das equipes.
Att: Ricardo
Boa noite de domingo a todos.
ResponderExcluirNa ultima aula da professora Karin ela nos esplicou sobre:
Transporte Rodoviário de Passageiros.
Objetivo prender os conceios
3 niveis de recenciamento
*Estratégico:maior impacto,horizonte
*Tatóco:horizonte médio
*Operacional:decisões frenquente,maior abragência
Nivel Operacional probelma relevante e complexo,plano de deitribuição de viagem.
Fatores a seram considerados.
*Relação de linhas e respectivas viagens
*Caracteristica da frota
*Tamanho da frota
*Custos Operacilanais
*Estrurua da rede viária
*Distponibilidade de motoristas
*Legislação e acordos sindicais
*Politica interna da empresa
Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros
*Movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas
*Linhas regulares de curta distância<horario e literário bem definidos 20 a 40 viagens dia veiculos
Transpote intermunicipal,interestadual e internacional.
Tranporte Rodoviàrio Escolar.
Etapas do planejamento operacional
E necessário conhecer
Custos horários pridutivo
Custo horário improdutivo
*Km desenvolvida
*Tipo da trafego
*Tipo de via estrada
*Região
*Porte capacidade veículo
*Desequilibrio fluxos
Caríssimos, não há necesidade de transcrever todos os tópicos que estavam nos slides. O mais importante é que eu consiga verificar com a postagem o que vocês conseguiram captar das informações apresentadas na aula.
ResponderExcluirA forma como a Andreia colocou, por exemplo, exprime qa síntese da aula, mas com a "costura" dela, ou seja, ela conseguiu mostrar que entendeu o sequenciamento das informações. Os demais também estão certos, fiquem sossegados, essa é apenas uma dica para os que vão postar ainda até quarta-feira.
Boa semana a todos!!
Transporte rodoviário de passageiros
ResponderExcluir3 níveis de planejamento:Que são estratégico, tatico e operacinal
estratégico: impacto maior, é de prazo longo,e as ações são de diretoria.
tático:As ações são da gerência, prazo medio. operacional: decisões de curto prazo , de maior abrangência.
Plano de distribuição de viagens: problema complexo. Como tamanho da frota, custos operacionais, estrutura da rede viária.
O plano tem como a satisfação do cliente no menor custo.
Tipos de transporte:
Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros É a movimentação em centros urbanos/região metropolitana.
Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional:Tem serviços a bordo, viagens são longas .
Transporte Rodoviário Escolar: É um acordo de tempo para empresas e usuários.
Transporte Rodoviário de Turismo: São roteiros e horários particulares.
Transporte Rodoviário Particular de Passageiros: É o deslocamento de empregados entre diferentes locais.
Planejamento Operacional: Sistematiza e otimiza procesos adotados na movimentação de pessoas entre varios pontos.
wilson urban
existem 3 niveis de planejamento, o estratégico, tatico e operacional. o estrategico é o de longo prazo, tatico de medio prazo e o operacional é o de curto prazo.
ResponderExcluirtem varios tipos de transportes de passageiros, tem o transporte urbano de passageiros que levam pessoas dentro do municipio, tem os transportes intermunicipais, estaduais e internacionais onde são feitas viagens de longa distancia, os transportes escolares que é utilizado para levar estudantes de suas casas até a escola.
O assunto abordado em aula foi o transporte rodoviário de passageiros, descrevendo como esse funciona e quais são os participantes deste.
ResponderExcluirMostrando que o maior problema relevante e complexo é o plano de distribuição de viagens, pois vários tipos de acontecimentos podem influenciar no itinerário do veículo transportador, muitas vezes ocasionando atrasos, absentismo de veículos devido a quebras ou necessidade de manutenção, etc.
Vimos os tipos de transportes rodoviários e a ainda a definição para as palavras sistematizar e otimizar.
O Assunto da aula foi Transporte Rodoviário de passageiros:
ResponderExcluirAssim nos descrevendo cada planejamento e cada função da mesma:Estratégia,Tatico e Operacional.
Nos mostrando os maiores problemas,enclusive problemas que podem atingir a nós mesmo,em atrasos no transito.
É necessario Sistematizar e otimizar procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre deversos pontos geograficamente distribuidos.E muitas vezes isso não esta sendo seguido,por isso que causa o atraso....
Jéssica pommerening
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ResponderExcluirO estudo dos conceitos do planejamento mostrou a importância da informação e da maneira da avaliação desta informação em todo o processo, sendo a informação elemento indispensável para a tomada de decisões.
ResponderExcluirO planejamento estratégico deve alinhar a ação dos diversos atores, guiando-os de uma forma coerente na obtenção dos objetivos desejados. Dessa maneira, cada ator envolvido no processo deve compreender e desenvolver seu papel na construção da realidade procurada.
A classificação do planejamento em estratégico, tático e operacional deixou clara que cada qual tem suas necessidades específicas de informação.
O processo de planejamento como um todo necessita de ferramentas que permitam avaliar se seus objetivos estão sendo alcançados, em que intensidade esses objetivos estão sendo alcançados e o que deve ser melhorado ou corrigido.
Um dos principais objetivos do planejamento é a satisfação dos usuários do sistema, condição de grande relevância a ser observada para a obtenção do conjunto de indicadores.
Ficou evidenciada neste capítulo a necessidade de uma ferramenta de avaliação dos planejamentos (estratégico, tático e operacional), espaço este onde os indicadores, que provavelmente serão discutidos nas próximas semanas neste blog encaixam perfeitamente.
Sandro Mehler
TRASPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS.
ResponderExcluirHá três tipos de planejamento:
Estratégico – Onde é direcionada a Diretoria com decisões em longo prazo, onde definem através de ações mais concretas.
Tático – Tem decisões com maior freqüência voltada a Gerencia, onde é decidido quem contrata e quem será contratado.
Operacional – É quem decide os roteiros, a locação de veículos, e os condutores, com decisões importantes envolvidas diariamente com problemas geralmente de grande complexo.
Existe o transporte Urbano que é efetuado em determinada região em centros urbanos, tem o transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual, e Internacional que são viagens de longo trajeto feitas por rodovias fora do perímetro urbano. Ainda existe Transporte Escolar, de Turismo, e Particular de Passageiros. Todos buscam excelência no atendimento (OTIMIZAR) buscando ser organizado (SISTEMATIZAR).
RODRIGO GAIO 4FASE
O tema que foi menciondo na aula era o de trnsporte rodoviario de passageiros, e foi definido em tres etapas de planejamento.
ResponderExcluirEstratégico: Nesta etapa as ações são tomadas somente pela diretoria, pois trata-se decisoes importantes que podem se estender por um longo prazo.
Tático: Este é decidido pela gerencia, onde quem e quando será contratado.
Opercional: Nesse é onde se definem as rotas, quais veiculos utilizar, e quais serao os condutores.Este porem é o mais complicado pois envolvem muitas vidas.
Foi visto tambem o que é o significado das palavras otimizar e sistematizar,alguns dos problemas com o transporte que nos atingem no dia-a-dia.
Douglas Alexndre Steinert
O tema abordado em sala foi o transporte rodoviário de passageiros. Foram relatadas suas principais características de funcionamento e também suas dificuldades mais comuns. Foi explanado sobre os níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, relatando suas características, utilizações e diferentes etapas.
ResponderExcluirAlém disso, também foram citados os tipos de transporte de passageiros que são: o transporte urbano, o intermunicipal, o estadual, o internacional e os escolares.
E, por fim, também estudamos os conceitos de sistematizar e otimizar, além da importância que os mesmos apresentam na execução do planejamento de uma empresa, pois o objetivo maior da mesma é satisfazer seus clientes e aumentar sua lucratividade.
Ass.: Reginaldo de Abreu Lima
Falamos sobre:
ResponderExcluirTres niveis:estrategico,tatico operacional
estrategico:maior impacto,toma decisoes a longo prazo
tatico:horizonte medio,administra
operacional:toma decisoes como ex:politica interna da empresa,custos operacionais,manutencao e manipulacao de dados.
Tambem falamos sobre tipos de trasportes de passageiros,rodoviario,intermunicipal,inter estadual e internacional,escolar,turismo,particular.
ops!!
ResponderExcluiresqc o nome
Paulo Nestor
O tema abordado foi:
ResponderExcluirTransporte Rodoviário de passageiros
São três tipos de planejamento:
ESTRATÉGICO: Nesta etapa as ações são tomadas somente pela diretoria,
pois trata-se decisoes importantes que podem se estender por um longo prazo.
TÁTICO: Este é decidido pela gerência, que decide quem contrata, quem contratar e quando contratar.
OPERACIONAL: É onde são definidas as rotas, quais veiculos utilizar, e quais serão os condutores.
Os tipos de transporte rodoviário são: Urbano de passageiros( linhas bem definidas e movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas); Transporte rodoviário municipal, interestadual e Internacional (linhas de longa distancia e em geral com serviço de bordo com nivel de serviço); Transporte Rodoviário escolar(roteiro flexivel, acordo entre empresa e usuários); Transporte rodoviário de turismo ( comodidade extra); Transporte rodoviário particular( deslocamento de funcionarios)
Maicon Rodrigo Fogulari Log 4ª fase.
No gerenciamento do transporte rodoviário de passageiros implica numa variedade de problemas e de tomadas de decisão.
ResponderExcluirEsses problemas podem ser classificados em três níveis:
Estratégico, tático e operacional.
Onde a decisão de localização de garagens, determinação de regiões que serão atendidas pela empresa, são decididas pelo o planejamento estratégico.
O planejamento tático esta mais voltada para, a decisão de aquisição de novos veículos, contratação de funcionários conforme definição da política da empresa.
Já o operacional esta voltado no dia a dia, a roteirizarão a troca de horários e a resolver problemas extraordinários como a falta de algum funcionário...
Sempre visando à satisfação do cliente com o menor custo possível. O transporte rodoviário tanto particular, como para o turismo, escolar e internacional tem como objetivo sistematizar e otimizar seus procedimentos adaptados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuídos, aumentando assim sua eficiência e a competitividade.
Para que isso ocorra de maneira eficiente é necessário a analise de custos operacionais, estudo da demanda e da frota, dimensionamento e alocação da frota e o dimensionamento e locação das equipes. Tudo se baseado em Heurísticas (conhecimento pratico) e Método cientifico (técnicas quantitativas e computacionais).
O gerenciamento de empresas rodoviário de passageiros implica uma variedade de problemas de tomada de decisão. São classificados em 3 níveis:
ResponderExcluir* Estratégico: localização de garagens, regiões atendidas, linhas implantadas, compra de empresas concorrentes.
* Tático: aquisição de veículos novos e contratação de pessoal.
* Operacional: Roteamento e a alocação dos veículos e condutores.
Tipos de transportes rodoviário de passageiros:
* Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
* Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
* Transporte Rodoviário Escolar.
* Transporte Rodoviário de Turismo.
* Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
Objetivo do Planejamento Operacional é sistematizar e otimizar os processos.
Etapas do Planejamento Operacional:
* análise custos operacionais
* estudo da demanda
* dimensionamento e alocação da frota
* dimensionamento e alocaçõa pessoal
Custos Operacionais, é preciso conhecer o custo do horário produtivo e improdutivo.
Demanda: quantidade de pessoas que dele se utiliza durante um determinado período.
Douglas Peter Gielow
...
ResponderExcluirA administracão de empresas de transporte rodoviário de passageiros implica uma variedade de problemas de tomada de decisão. São classificados em 3 níveis:
* Estratégico: localização de garagens, regiões atendidas, linhas implantadas,
* Tático: aquisição de novos veículos e contratação de colaboradores
* Operacional: Roteamento e a alocação dos veículos e condutores.
Tipos de transportes rodoviário de passageiros:
* Transporte Rodoviário Urbano
* Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
* Transporte Rodoviário Escolar.
* Transporte Rodoviário de Turismo.
* Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
Objetivo do Planejamento Operacional é sistematizar e otimizar os processos.
Etapas do Planejamento Operacional:
* análise custos operacionais
* estudo da demanda
* dimensionamento e alocação dos tranportes
* dimensionamento e alocaçõa pessoal
Custos Operacionais, é preciso conhecer o custo do horário produtivo e improdutivo.
Demanda: quantidade de pessoas que dele se utiliza durante um determinado tempo
Ferdinando Busarello
Foi abordado durante a aula sobre transporte rodoviario de passageiros,relatando suas principais características de funcionamento e suas dificuldades, e também, sobre os níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, explicando suas características e utilizações.
ResponderExcluirForam citados os tipos de transporte de passageiros que são: o transporte urbano, intermunicipal, internacional, estadual e os escolares.
E, por ultimo, estudamos os conceitos de otimizar e sintetizar, e sua importância para o planejamento de uma empresa.
Elizandra Cappelin
- Transportes rodoviarios de passageiros
ResponderExcluir*Nivel estrategico: alta diretoria, a longo prazo.
*Nivel Tatico:Acoes de gerencias, medio prazo.
*Nivel operacional:Decisoes frequentes.
Nivel Operacional:
Problema relevante e complexo: plano de distribuicao de viagens;
Fatores:
relacoes de linhas e respectivas viagens
caracteristicas de frota
custos operacionais
estrutura da rede viaria
tamanho da frota
disponibilidade de motoristas
Legislacao trabalhista e acordo sindicais
politica interna da empresa
- Transporte rodoviario urbano de passageiros
- Transporte rodoviario intermunicipal, interestadual e intenacional
- Transporte rodoviario escolar
- Transporte rodoviario de turismo
- Transporte rodoviario particular
Sistematizar: Organizar de forma coerente.
Otimizar: Melhorar e aprimorar.
1- analise dos custos operacionais
2- Estudo de demanda e da oferta
3- Dimensionamento e alocacao de frota
4- Dimensionamento e alocacao de equipes
Ederson Sperfeld Weber
Há 3 níveis de planejamento no transporte rodoviário sendo o estratégico, tático e operacional.
ResponderExcluirPode-se considerar que o nível operacional é responsável pelas decisões rotineiras e de curto prazo (soluções imediatas ou de rápida solução). No nível tático, toma-se decisões gerenciais a médio prazo como contratação de pessoas, treinamentos e organizacional. Já o nível estratégico é o mais importante por tomar as decisões a longo prazo definindo o direcionamento da empresa.
É importante onde atuar, sendo transportando passageiros entre municpipios, entre estados ou até mesmo entre países. Nestes, pode-se definir o segmento como o transporte escolar ou urbano.
Avaliando os conceitos de planejamento e definição de como atuar na prestação de serviços, podemos conseguir informações importantes para tomada de decisões em qualquer nível de planejamento.
Repassamos sobre os níveis de planejamento (estrtégico, tático e operacional), porém desta vez voltados ao transporte rodoviário.
ResponderExcluirAcredito para toda e qualquer ação, seja de uma empresa/pessoa precisa ter um bom planejamento para que corra tudo (ou quase tudo) da maneira que se espera. Quando nada é planejado, a tendência é que nada (ou nem um pouco) dos objetivos esperados seja realizado.
Há (como vimos na aula) o transporte rodoviário pessoas pode ser divido em municipal, intermunicipal, interestadual e internacional. Cada qual tem algumas difererenças entre sí.
Pensando agora nas igualdades, podemos dizer que todos eles necessitam de um planejamento adequado para aprimorar o serviço e deve-se, para isso avaliar os custos, o retorno e a satisfação (ou não) dos clientes com o serviço prestado.
DILSON LOPES:No nivel estratégico é o que tem maior impacto se dirige a alta diretoria, trabalha na linha horizontal e suas decisões são a longo prazo. No nivel tático as decisões são da gerencia e a médio prazo é quem decide quem contrata, quem contratar e por ultimo o nivel operacional que tem as decisões mais frequentes e de maior abrangencia é quem decide a roteirização, alocação de veiculos e condutores ,decisões do dia-a-dia, com maiores problemas, mais relevante de maior complexo .
ResponderExcluirOs principais fatores do transporte rodoviário são a relação de linhas e respectivas viagens(local, ponto de partida/chegada, parada, horário e duração),as caracteristicas de frota (capacidade/tamanho/potencia/idade e autonomia),tamanho da frota, custos operacionais, estrutura da rede viária que é muito importante como a localização dos pontos,disponibilidade de motorista, legislação,todos esses fatores são muitos importantes para a satisfação do cliente e minimização dos custos operacionais.
Já o operacional esta voltado no dia a dia, a roteirizarão a troca de horários e a resolver problemas extraordinários como a falta de algum funcionário...
Sempre visando à satisfação do cliente com o menor custo possível. O transporte rodoviário tanto particular, como para o turismo, escolar e internacional tem como objetivo sistematizar e otimizar seus procedimentos adaptados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuídos, aumentando assim sua eficiência e a competitividade.
Um dos principais objetivos do planejamento é a satisfação dos usuários do sistema, condição de grande relevância a ser observada para a obtenção do conjunto de indicadores.ETAMOS PEGANDO BEM ESSA PRATICA DO TRANSPORTE JA PENSO EN ABRIR UMA EMPRESA NO RAMO
ABRAÇOS ATE A SEMANA QUE VEM.
No transporte rodoviário temos o planejamento Estratégico/ tático e operacional.
ResponderExcluirNo nivel estratégico é o que tem maior impacto se dirige a alta diretoria, trabalha na linha horizontal e suas decisões são a longo prazo.
No nivel tático as decisões são da gerencia e a médio prazo é quem decide quem contrata, quem contratar e por ultimo o nivel operacional que tem as decisões mais frequentes e de maior abrangencia é quem decide a roteirização, alocação de veiculos e condutores ,decisões do dia-a-dia, com maiores problemas, mais relevante de maior complexo .
Transporte Rodoviário de passageiros: movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas, linhas regulares.
Transporte Rodoviário Intermunicipal/interestadual e internacional:até 5 viagens dia/veiculo, com serviço de bordo(ns-conforto).
Transporte Rodoviário Escolar: roteiro flexível,janelas de tempo.
Transporte Rodoviário de turismo:possui roteiros e viagens particulares, comodidades adicionais.
Transporte Rodoviário Particular:deslocamento de empregados, viagens programadas.
Pamela Patricia
Os níveis de gerenciamento são estrategico, tático e operacional.
ResponderExcluirTipos de transportes rodoviário de passageiros:
Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
Transporte Rodoviário Escolar.
Transporte Rodoviário de Turismo.
Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
Também foi visto a definição de otimizar e sistematizar
foi tratado do transporte rodoviario de passageiros, onde foi apresentado os niveis de planejamento.
ResponderExcluirNivel estrategico:decisoes dos diretores da empresa, administradores.
Nivel Tatico:decisoes da gerencia.
Nivel operacional:tomadas de decisoes do dia-a-dia.
foi abordado tambem os transportes rodoviarios:
intermunicipais.
interestadual.
internacional entres outros.
sobre os custos e a demanda de cada transporte rodoviario de passageiros.
walter gregory
Transporte Rodoviario de Passageiros.
ResponderExcluir*Nivel gerencial
-Estrategico
-Tatico
-Operecional
*Nivele Operacional
-Problema relevante e complexo
-Plano de distribuição de viagem
*Fatores a serem considerados
*Tipo de transportess rodoviarios de passageiros
-Transp. rod. de turismo
-Transp. rod. escolar
-Transp. rod particular
*Etapas de planejamento operacional
*Analise de custo operacional
Rodolfo
FERNANDO MENDES - 4º PERIODO LOGISTICA
ResponderExcluirO tema foi TRANSPORTE RODOVIARIO DE PASSAGEIROS
Apresenta 3 niveis;Estratégico,Tático e Operacional;
* Maior impacto,horizonte longo-Localização garagens,regioes atendidas,etc
*Horizonte Médio-aquisição de veiculos novos-politica ,contratação pessoal
*Decisões frequentes, maior abrangência-rotarização, alocação;
Horarios de saida e entrada, frotas,motoristas,etc..;
Transportes Rodoviarios de Passageiros
urbanos e regiões metropolitanas,intermunicipais,estaduais e internacional,
No transporte rodoviário temos trê planejamentos: Estratégico, tático e operacional.
ResponderExcluirNo nivel estratégico é o que tem maior impacto se dirige a alta diretoria, trabalha na linha horizontal e suas decisões são a longo prazo. Onde é feito a compra de empresas concorrentes, novas linhas, regiões atendidas.
No nivel tático as decisões são da gerencia onde trabalham na aquisição de veículos novos, contratação de pessoal.
O nivel operacional que tem as decisões mais frequentes e de maior abrangencia é quem decide a roteirização, alocação de veiculos e condutores ,decisões do dia-a-dia.
O maior problema se encontra no operacional ou seja no seu plano de distribuição de viagens, pois é mto complexo.
Fatores a serem considerados: relação de linhas e respectivas viagens, tamanho da frota,custos operacionais, estrutura da rede viáia, disponibilidade de motoristas, legislação e acordos sindicais e política interna da empresa.
O objeticvo de sistematizar e otimizar dentro da empresa é adotar procedimentos na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuidos.
O planejamento operacional é dividido em quatro etapas:
1- Análise dos custos operacionais
2- Estudo da demanda e da oferta
3- Dimensionamento e alocação de frota
4- Dimensionamento e alocação das equipes
Diego Streck :)
Estudamos na ultima aula sobre
ResponderExcluirtransporte rodoviario de passageiros.
* Tipos de transportes rodoviário de passageiros:
* Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
* Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
* Transporte Rodoviário Escolar.
* Transporte Rodoviário de Turismo.
* Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
* Etapas do planejamento operacional.
* Metodos cientificos.
* E tambem a definição de otimizar e sistematizar.
Andreas
O transporte rodoviário é divido em planejamentos: estratégico, tático e operacional.
ResponderExcluirO maior problema se encontra no operacional, onde é o plano de distribuição de viagens, pois é muito complexo.
Os tipos de transporte rodoviário são: Urbano de passageiros
Transporte rodoviário municipal, interestadual e Internacional
Transporte Rodoviário escolar
Transporte rodoviário de turismo
Transporte rodoviário particular
Etapas do planejamento operacional
1 - Análise dos custos operacionais
2 - Estudo da demanda e da oferta
3 - Dimensionamento e alocação de frota
4 - Dimensionamento e alocação das equipes.
Raquel Kraemer
Boa noite!!
ResponderExcluirOs assuntos que achei mais importantes estudados no capitulo 2 do plt foram os seguintes:
*tipos de transporte rodoviário de passageiros que é composto por diversas modalidades, com caracteristicas operacionais que destinguem umas as outras.
*Etapas do planajamento operacinal que são:
-análise dos custos operacionais
custos fixos: englobam o conjunto de gastos cujo valor dentro de limites razoáveis de produção, não varia em função do nivel de atividade da empresa ou grau de utilização do equipamento.
custos variaveis: são proporcionais á utilização.
custos indiretos ou administrativos: são os custos necessários para manter o sistema de transporte da empresa, tais como pessoal de garagem, escritório e respectivos encargos sociais.
-estudo de demanda:
A demanda de um modal de transporte de passageiros é a quantidade de pessoas que dele se utiliza durante um determinado periodo(anual, mensal, ou diário.
Ivanete Weber
Transporte Rodoviário de Passageiros:
ResponderExcluirO transporte de passageiros possui três níveis de gerenciamento que são classificadas em: Estratégico, tático e operacional.
Fatores a serem considerados:
Locais, horários, duração e relação de linhas.
Tamanho da frota.
Custos operacionais
Disponibilidade de motoristas.
Legislação e acordo sindicais.
Política interna da empresa.
O problema maior esta no nível operacional, no plano de distribuição de viagem.
Tipos de transporte:
Transporte Rodoviário urbano, intermunicipal/ interestadual e internacional, escolar, de turismo e particular.
Etapas do planejamento operacional:
Análise dos custos operacionais.
Estudo da demanda e da oferta.
Dimensionamento e alocação da frota.
Dimensionamento e alocação das equipes.
Analise dos custos operacionais:
É necessário conhecer, custo horário produtivo e o custo horário improdutivo.
BOA NOITE.
ResponderExcluirTRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE PASSAGEIROS.
SÃO TRÊS OS PRINCIPAIS GERENCIAMENTOS: ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL.
ESTRATÉGICO:PARA QUE O SERVIÇO FUNCIONE ADEQUADAMENTE É IMPORTANTE A LOCALIZAÇÃO DA GARAGEM, REGIÕES ATENDIDAS IMPLANTAÇÃO DE LINHAS, AQUISIÇÃO DA LINHA DO CONCORRENTE.
TÁTICO:COMPRA DE NOVOS VEÍCULOS PARA A FROTA, CONTRATAÇÃO DE PESSOAL CAPACITADO.
OPERACIONAL:ROTEIRIZAÇÃO DE TRÁFEGO, ALOCAÇÃO DE VEÍCULOS.
NÍVEL OPERACIONAL:
PLANO DE DISTRIBUIÇÃO DE VIAGEM:PROGRAMAR AS VIAGENS DOS MOTORISTAS, RESPEITANDO A IGUALDADE DE TODOS, OU SEJA,DISTRIBUIR IGUALMENTE AS LINHAS E TRAFEGOS PARA QUE NIMGUEM SAIA PREJUDICADO.
OS FATORES QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO SÃO OS LOCAIS, HORARIOS COM TEMPOS PROGRAMADOS CONFORME O TRAJETO DE CADA MOTORISTA RESPEITANDO OS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES E DURAÇÃO DA VIAGEM (NÃO QUERER QUE O MOTORISTA FAÇA UMA VIAGEM DE 1 HORA EM 40 MINUTOS).
CADA EMPRESA DEVE PROGRAMAR SUAS VIAGENS CONFORME TAMANHO DE SUA FROTA,DISPONIBILIZANDO O VEÍCULO PARA A LINHA CONFORME O FLUXO DE PESSOAS E NECESSIDADE.
O TRANSPORTE ESCOLAR DEVE OFERECER SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE NOS CARROS PROGRAMADOS PARA OS HORÁRIOS ESCOLARES.
JÁ O TRANSPORTE DE TURISMO, DEVE TER COMODIDADE, HORÁRIOS DIFERENCIADOS CONFORME PROGRAMADOS.
OBJETIVOS:
SISTEMATIZAR:AS PARTES DEVEM ESTAR EM COMUM ACORDO
OTIMIZAR:APRIMORAR OS RENDIMENTOS MELHORANDO SEMPRE.
O PLANEJAMENTO OPERACIONAL CONSISTE EM ANALISAR OS CUSTOS, ESTUDO DA DEMANDA E DA OFERTA,TAMANHO E ALOCAÇÃO DA FROTA E DAS EQUIPES.
DEVEM SER ANALISADOS OS CUSTOS DE HORARIO PRODUTIVO E INPRODUTIVO,KILOMETRAGEM RODADA,CONBUSTIVEL , PNEUS E MANUTENÇÃO GASTOS, TIPO DE TRAFEGO.
CLAUDEMIR
Transporte Rodoviário de Passageiros:
ResponderExcluirO transporte de passageiros possui três níveis de gerenciamento que são classificadas em: Estratégico, tático e operacional.
Há alguns fatores a serem colocados:
Disponibilidade de motoristas.
Legislação e acordo sindicais.
Política interna da empresa.Locais, horários, duração e relação de linhas.
Tamanho da frota.
Custos operacionais
Transporte rodoviário municipal, interestadual e Internacional
Transporte Rodoviário escolar
Transporte rodoviário de turismo
Transporte rodoviário particular...
Julio Cesar
Na aula foi falado do transporte rodoviário de passageiros, com suas principais características e suas dificuldades, e sobre os niveis de planajamento estratátegico tático e opertacinal.
ResponderExcluirForam citados os tipos de transporte de passageiros que são: transportes urbano intermunicipal, internacional, estadual e os
escolares.
Maria José
Então? Temos que enteder o que esta por traz do sistema de transporte de passageiros é isso né Profa, foram suas palavras....rsrs
ResponderExcluirO planejamento do sistema de transporte Rodoviários de passageiros é dividido em 3 estágios:
Estratégico; que é de maior impacto que seria nivel de diretoria, que é a localização dos pontos, localização das garagens e implantação das linhas.
Tático; horizonte a médio prazo, a nivel gerencial, que é contratação de pessoal, aquisição de veículos etc...
Operacional; decisões frequentes, mais abrangência, roteirização, alocação de viagens.
No operacional é onde existem os maiores problemas; plano de distribuição de viagens é considerado o mais importante e complexo.
Cada viagem deveser alocada a um veículo,
Condução do veículo delegada entre diversos condutores entre outros que existem no dia dia.
Existem alguns fatores a ser considerados:
Relação de linhas e respectivas viagens(horários,locais e duração do percurso)
Caracteristicasda frota(capacidade,tamanho,potência)
Tamanho da frota
Custos operacionais
Estrutura da redeviária
Disponibilidade de motoristas
Legislação de acordos sindicais
Politica interna da empresa
O transporte urbano de passageiros pode ser:
movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas,
Linhas regulares de curta distância,
Transporte rodoviário intermunicipal e interestadual, Linhas regulares de longa distância, com horário e etinerario definido.
Transporte Escolar, com roteiro flexivel.
transporte Turismo, com horários e roteiro particularizados.
O planejamento operacioanl aumenta a eficiência e competitividade.
As 4 etapas do palnejamento operacional são:
1 Análise de custos
2 Estudo da demanda e da oferta
3 Dimensionamento e alocação da frota
4 Dimensionamento e alocação de equipes
Os Métodos utilizados nas empresa de transporte podem ser Heuristicos ou métodos cientificos.
Alunos, que bom que vocês entenderam os conteúdos abordados na aula anterior, fico feliz!! Acredito que ontem vocês perceberam pela minha fala que essas informações vão auxiliar vocês a fazerem a segunda etapa da ATPS, a pesquisa com a empresa de transporte.
ResponderExcluirFico feliz que até alguns alunos que faltaram na aula presencial foram buscar os conteúdos abordados, isso é muito importante.
Rose, é isso mesmo, temos que entender o que está por tras do sistema de transportes que usamos. Gosto dessas postagem após a aula de quarta, sempre tem um "que" a mais...
E vamos para a semana seis!! Beijos a todos.