quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Semana Cinco - 15 a 21 de setembro

Olá estimados alunos!

Como comentei em aula ontem (14/09), a atividade dessa semana consiste em vocês postarem suas anotações sobre a aula ministrada, referente ao Capítulo 2 do PLT - Transporte Rodoviário de Passageiros. Descrevam os principais tópicos abordados e as informações mais relevantes que foram apresentadas na aula presencial.

Aproveito para informar também que a Etapa 2 da ATPS deve ser entregue até o dia 05/10, então coloquem essa data na agenda (Google Calendar!) e programem-se para realizar as atividades. Não deixem para última hora, pois será necessário agendar e realizar uma entrevista com o gerente de operações de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros.

Como o tempo frio e nublado me deixa um pouco saudosista, a imagem dessa semana é do Terminal Rodoviário da "Ilha da Magia", terra de manés como eu, com muito orgulho!


Fonte: notrajeto.blogspot.com

Boa semana a todos, aguardo os comentários!!

42 comentários:

  1. Orlando Moises Sadowski16 de setembro de 2011 às 09:14

    Bom dia!
    O assunto abordado foi transportes rodoviario de passageiros, onde o nivel estrategico, tatico e operacionalfundamentam as analizes no maior impacto (horizontal longo, horizontal medio e decisões frequentes na maioe abrangencia)
    Planejamento estrategico que defende o monopolio da linha onde a empresa não tem concorrente.
    Para um entendimento o tatico decide como contratar o serviço, quem contratar e quando contratar.
    O operacional é responsavel pela implantação das linhas e quem vai dirigir.
    O maior problema é o de nivel operacional, pois defende o plano de distribuição de viagens e para minimizar é preciso elaborar um sistema onde visa a qualidade dos serviços, reduzindo custo e que e que seus usuarios sejam transportados com conforto e segurança.
    Neste estudo temos os tipos de transportes que são: rodoviario urbano, internacional,intermunicipal e interestadual, escolar, turismo e particular.
    O objetivo operacional é sistematizar e otimizar os procedimentos adotados na movimentação de pessoas geograficamente, buscando a ecxelencia do atentimento (Otimizar), de forma organizada e coerente (Sistemizar).
    Ass: Orlando Moises Sadowski

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  2. Transporte rodoviário de passageiros
    3 níveis de planejamento: estratégico: maior impacto, longo prazo, ações de diretoria; tático: ações de gerência, médio prazo; operacional: decisões freqüentes, de maior abrangência, curto prazo.
    Plano de distribuição de viagens: problema relevante e complexo. Fatores: tamanho da frota, custos operacionais, estrutura da rede viária.
    O plano tem como objetivo a satisfação do cliente ao menor custo possível.
    Tipos de transporte:
    Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros (movimentação em centros urbanos/região metropolitana); Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional: (serviço a bordo, viagens a longas distâncias); Transporte Rodoviário Escolar: (janela acordada de tempo para empresas e usuários); Transporte Rodoviário de Turismo: (roteiros e horários particulares); Transporte Rodoviário Particular de Passageiros: (deslocamento de empregados entre diferentes locais).
    Planejamento Operacional: SISTEMATIZAR e OTIMIZAR procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos distribuídos.

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  3. Transporte Rodoviário de Passageiros: Os níveis de gerenciamento das empresas de transporte, são classificadas em estratégico:de maior impacto, a longo prazo,define ações mais concretas. Ex:localização de garagens,linhas implantadas, etc; Tático:horizonte médio.Ex: aquisição de veículos novos, política de contratação de pessoal(quanto, quando,quem). E o Operacional: decisões frequentes, maior abrangencia.Ex:roteirização, alocação,decisões do dia-a-dia.
    Plano de distribuição de viagens: problema mais relevante e complexo.Tem por objetivo a satisfação dos clientes sempre minimizando custos. Fatores:relação de linhas, tamanho da frota, custos operacionais, disponibilidade de motoristas,etc.
    Tipos de transporte:
    Transporte Rodoviário de passageiros: movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas, linhas regulares.
    Transporte Rodoviário Intermunicipal/interestadual e internacional:até 5 viagens dia/veiculo, com serviço de bordo(ns-conforto).
    Transporte Rodoviário Escolar: roteiro flexível,janelas de tempo.
    Transporte Rodoviário de turismo:possui roteiros e viagens particulares, comodidades adicionais.
    Transporte Rodoviário Particular:deslocamento de empregados, viagens programadas.
    Objetivo: Sistematizar e otimizar procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuidos.
    Etapas do planejamento Operacional:
    1. Análise dos custos operacionais: conhecer o custo do horário produtivo(custo andado, gasolina,etc) e o custo do horário improdutivo (veiculo parado).
    Att, Claudinéia

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  4. Capítulo 2 - Transporte Rodoviário de passageiros.
    Qualidade e Produtividade.
    No transporte rodoviário temos 3 niveis de planejamento: Estratégico/ tático e operacional. No nivel estratégico é o que tem maior impacto se dirige a alta diretoria, trabalha na linha horizontal e suas decisões são a longo prazo. No nivel tático as decisões são da gerencia e a médio prazo é quem decide quem contrata, quem contratar e por ultimo o nivel operacional que tem as decisões mais frequentes e de maior abrangencia é quem decide a roteirização, alocação de veiculos e condutores ,decisões do dia-a-dia, com maiores problemas, mais relevante de maior complexo .
    Os principais fatores do transporte rodoviário são a relação de linhas e respectivas viagens(local, ponto de partida/chegada, parada, horário e duração),as caracteristicas de frota (capacidade/tamanho/potencia/idade e autonomia),tamanho da frota, custos operacionais, estrutura da rede viária que é muito importante como a localização dos pontos,disponibilidade de motorista, legislação,todos esses fatores são muitos importantes para a satisfação do cliente e minimização dos custos operacionais.
    Os tipos de transporte rodoviário são: Urbano de passageiros( linhas bem definidas e movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas); Transporte rodoviário municipal, interestadual e Internacional (linhas de longa distancia e em geral com serviço de bordo com nivel de serviço); Transporte Rodoviário escolar(roteiro flexivel, acordo entre empresa e usuários); Transporte rodoviário de turismo ( comodidade extra); Transporte rodoviário particular( deslocamento de funcionarios), desta forma o transporte rodoviario tem o objetivo de sistematizar e otimizar os procedimentos adotados na movimentação de pessoa entre diversos pontos geograficamente distribuidos, ou seja, organizar de uma forma diferente buscando sempre o otimo.
    Tambem é preciso fazer :1. Analise de custos operacionais, estudo da demanda e da oferta, dimennsionamento e alocação de frota e alocação das equipes.

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  5. Boa noite!!!

    Na ultima aula os principais asuntos abordados pela professora Karin foram:
    Transporte rodoviário de passageiros, abrangindo três niveis, ESTRATÉGICO (localização, região de abrangência e linhas). TATICO (novos veiculos). OPERACIONAL (cada viagem seja alocada a um veiculo).
    Transporte rodoviário urbano de passageiros.
    Transporte rodoviário intermunicipal, interestadual e internacional.
    Transporte rodoviário escolar.
    Transporte rodoviário de turismo.
    Transporte rodoviário particular.
    Etapas do planejamento.
    1- Análise dos custos operacionais.
    2- Estudo da demanda e da oferta.
    3- Dimensionamento e alocação da frota.
    4- Dimensionamento e alocação das equipes.

    Att: Ricardo

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  6. Boa noite de domingo a todos.
    Na ultima aula da professora Karin ela nos esplicou sobre:
    Transporte Rodoviário de Passageiros.
    Objetivo prender os conceios
    3 niveis de recenciamento
    *Estratégico:maior impacto,horizonte
    *Tatóco:horizonte médio
    *Operacional:decisões frenquente,maior abragência
    Nivel Operacional probelma relevante e complexo,plano de deitribuição de viagem.
    Fatores a seram considerados.
    *Relação de linhas e respectivas viagens
    *Caracteristica da frota
    *Tamanho da frota
    *Custos Operacilanais
    *Estrurua da rede viária
    *Distponibilidade de motoristas
    *Legislação e acordos sindicais
    *Politica interna da empresa
    Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros
    *Movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas
    *Linhas regulares de curta distância<horario e literário bem definidos 20 a 40 viagens dia veiculos
    Transpote intermunicipal,interestadual e internacional.
    Tranporte Rodoviàrio Escolar.
    Etapas do planejamento operacional
    E necessário conhecer
    Custos horários pridutivo
    Custo horário improdutivo
    *Km desenvolvida
    *Tipo da trafego
    *Tipo de via estrada
    *Região
    *Porte capacidade veículo
    *Desequilibrio fluxos

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  7. Caríssimos, não há necesidade de transcrever todos os tópicos que estavam nos slides. O mais importante é que eu consiga verificar com a postagem o que vocês conseguiram captar das informações apresentadas na aula.
    A forma como a Andreia colocou, por exemplo, exprime qa síntese da aula, mas com a "costura" dela, ou seja, ela conseguiu mostrar que entendeu o sequenciamento das informações. Os demais também estão certos, fiquem sossegados, essa é apenas uma dica para os que vão postar ainda até quarta-feira.
    Boa semana a todos!!

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  8. Transporte rodoviário de passageiros

    3 níveis de planejamento:Que são estratégico, tatico e operacinal
    estratégico: impacto maior, é de prazo longo,e as ações são de diretoria.
    tático:As ações são da gerência, prazo medio. operacional: decisões de curto prazo , de maior abrangência.
    Plano de distribuição de viagens: problema complexo. Como tamanho da frota, custos operacionais, estrutura da rede viária.
    O plano tem como a satisfação do cliente no menor custo.

    Tipos de transporte:
    Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros É a movimentação em centros urbanos/região metropolitana.
    Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional:Tem serviços a bordo, viagens são longas .
    Transporte Rodoviário Escolar: É um acordo de tempo para empresas e usuários.
    Transporte Rodoviário de Turismo: São roteiros e horários particulares.
    Transporte Rodoviário Particular de Passageiros: É o deslocamento de empregados entre diferentes locais.
    Planejamento Operacional: Sistematiza e otimiza procesos adotados na movimentação de pessoas entre varios pontos.

    wilson urban

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  9. existem 3 niveis de planejamento, o estratégico, tatico e operacional. o estrategico é o de longo prazo, tatico de medio prazo e o operacional é o de curto prazo.
    tem varios tipos de transportes de passageiros, tem o transporte urbano de passageiros que levam pessoas dentro do municipio, tem os transportes intermunicipais, estaduais e internacionais onde são feitas viagens de longa distancia, os transportes escolares que é utilizado para levar estudantes de suas casas até a escola.

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  10. O assunto abordado em aula foi o transporte rodoviário de passageiros, descrevendo como esse funciona e quais são os participantes deste.
    Mostrando que o maior problema relevante e complexo é o plano de distribuição de viagens, pois vários tipos de acontecimentos podem influenciar no itinerário do veículo transportador, muitas vezes ocasionando atrasos, absentismo de veículos devido a quebras ou necessidade de manutenção, etc.
    Vimos os tipos de transportes rodoviários e a ainda a definição para as palavras sistematizar e otimizar.

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  11. O Assunto da aula foi Transporte Rodoviário de passageiros:
    Assim nos descrevendo cada planejamento e cada função da mesma:Estratégia,Tatico e Operacional.
    Nos mostrando os maiores problemas,enclusive problemas que podem atingir a nós mesmo,em atrasos no transito.
    É necessario Sistematizar e otimizar procedimentos adotados na movimentação de pessoas entre deversos pontos geograficamente distribuidos.E muitas vezes isso não esta sendo seguido,por isso que causa o atraso....

    Jéssica pommerening

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. O estudo dos conceitos do planejamento mostrou a importância da informação e da maneira da avaliação desta informação em todo o processo, sendo a informação elemento indispensável para a tomada de decisões.
    O planejamento estratégico deve alinhar a ação dos diversos atores, guiando-os de uma forma coerente na obtenção dos objetivos desejados. Dessa maneira, cada ator envolvido no processo deve compreender e desenvolver seu papel na construção da realidade procurada.
    A classificação do planejamento em estratégico, tático e operacional deixou clara que cada qual tem suas necessidades específicas de informação.
    O processo de planejamento como um todo necessita de ferramentas que permitam avaliar se seus objetivos estão sendo alcançados, em que intensidade esses objetivos estão sendo alcançados e o que deve ser melhorado ou corrigido.
    Um dos principais objetivos do planejamento é a satisfação dos usuários do sistema, condição de grande relevância a ser observada para a obtenção do conjunto de indicadores.
    Ficou evidenciada neste capítulo a necessidade de uma ferramenta de avaliação dos planejamentos (estratégico, tático e operacional), espaço este onde os indicadores, que provavelmente serão discutidos nas próximas semanas neste blog encaixam perfeitamente.

    Sandro Mehler

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  14. TRASPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS.

    Há três tipos de planejamento:

    Estratégico – Onde é direcionada a Diretoria com decisões em longo prazo, onde definem através de ações mais concretas.

    Tático – Tem decisões com maior freqüência voltada a Gerencia, onde é decidido quem contrata e quem será contratado.

    Operacional – É quem decide os roteiros, a locação de veículos, e os condutores, com decisões importantes envolvidas diariamente com problemas geralmente de grande complexo.

    Existe o transporte Urbano que é efetuado em determinada região em centros urbanos, tem o transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual, e Internacional que são viagens de longo trajeto feitas por rodovias fora do perímetro urbano. Ainda existe Transporte Escolar, de Turismo, e Particular de Passageiros. Todos buscam excelência no atendimento (OTIMIZAR) buscando ser organizado (SISTEMATIZAR).

    RODRIGO GAIO 4FASE

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  15. O tema que foi menciondo na aula era o de trnsporte rodoviario de passageiros, e foi definido em tres etapas de planejamento.

    Estratégico: Nesta etapa as ações são tomadas somente pela diretoria, pois trata-se decisoes importantes que podem se estender por um longo prazo.

    Tático: Este é decidido pela gerencia, onde quem e quando será contratado.

    Opercional: Nesse é onde se definem as rotas, quais veiculos utilizar, e quais serao os condutores.Este porem é o mais complicado pois envolvem muitas vidas.

    Foi visto tambem o que é o significado das palavras otimizar e sistematizar,alguns dos problemas com o transporte que nos atingem no dia-a-dia.

    Douglas Alexndre Steinert

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  16. O tema abordado em sala foi o transporte rodoviário de passageiros. Foram relatadas suas principais características de funcionamento e também suas dificuldades mais comuns. Foi explanado sobre os níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, relatando suas características, utilizações e diferentes etapas.
    Além disso, também foram citados os tipos de transporte de passageiros que são: o transporte urbano, o intermunicipal, o estadual, o internacional e os escolares.
    E, por fim, também estudamos os conceitos de sistematizar e otimizar, além da importância que os mesmos apresentam na execução do planejamento de uma empresa, pois o objetivo maior da mesma é satisfazer seus clientes e aumentar sua lucratividade.
    Ass.: Reginaldo de Abreu Lima

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  17. Falamos sobre:
    Tres niveis:estrategico,tatico operacional
    estrategico:maior impacto,toma decisoes a longo prazo
    tatico:horizonte medio,administra
    operacional:toma decisoes como ex:politica interna da empresa,custos operacionais,manutencao e manipulacao de dados.
    Tambem falamos sobre tipos de trasportes de passageiros,rodoviario,intermunicipal,inter estadual e internacional,escolar,turismo,particular.

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  18. ops!!
    esqc o nome
    Paulo Nestor

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  19. O tema abordado foi:
    Transporte Rodoviário de passageiros
    São três tipos de planejamento:
    ESTRATÉGICO: Nesta etapa as ações são tomadas somente pela diretoria,
    pois trata-se decisoes importantes que podem se estender por um longo prazo.
    TÁTICO: Este é decidido pela gerência, que decide quem contrata, quem contratar e quando contratar.
    OPERACIONAL: É onde são definidas as rotas, quais veiculos utilizar, e quais serão os condutores.
    Os tipos de transporte rodoviário são: Urbano de passageiros( linhas bem definidas e movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas); Transporte rodoviário municipal, interestadual e Internacional (linhas de longa distancia e em geral com serviço de bordo com nivel de serviço); Transporte Rodoviário escolar(roteiro flexivel, acordo entre empresa e usuários); Transporte rodoviário de turismo ( comodidade extra); Transporte rodoviário particular( deslocamento de funcionarios)

    Maicon Rodrigo Fogulari Log 4ª fase.

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  20. No gerenciamento do transporte rodoviário de passageiros implica numa variedade de problemas e de tomadas de decisão.
    Esses problemas podem ser classificados em três níveis:
    Estratégico, tático e operacional.
    Onde a decisão de localização de garagens, determinação de regiões que serão atendidas pela empresa, são decididas pelo o planejamento estratégico.
    O planejamento tático esta mais voltada para, a decisão de aquisição de novos veículos, contratação de funcionários conforme definição da política da empresa.
    Já o operacional esta voltado no dia a dia, a roteirizarão a troca de horários e a resolver problemas extraordinários como a falta de algum funcionário...
    Sempre visando à satisfação do cliente com o menor custo possível. O transporte rodoviário tanto particular, como para o turismo, escolar e internacional tem como objetivo sistematizar e otimizar seus procedimentos adaptados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuídos, aumentando assim sua eficiência e a competitividade.
    Para que isso ocorra de maneira eficiente é necessário a analise de custos operacionais, estudo da demanda e da frota, dimensionamento e alocação da frota e o dimensionamento e locação das equipes. Tudo se baseado em Heurísticas (conhecimento pratico) e Método cientifico (técnicas quantitativas e computacionais).

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  21. O gerenciamento de empresas rodoviário de passageiros implica uma variedade de problemas de tomada de decisão. São classificados em 3 níveis:
    * Estratégico: localização de garagens, regiões atendidas, linhas implantadas, compra de empresas concorrentes.
    * Tático: aquisição de veículos novos e contratação de pessoal.
    * Operacional: Roteamento e a alocação dos veículos e condutores.
    Tipos de transportes rodoviário de passageiros:
    * Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
    * Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
    * Transporte Rodoviário Escolar.
    * Transporte Rodoviário de Turismo.
    * Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
    Objetivo do Planejamento Operacional é sistematizar e otimizar os processos.
    Etapas do Planejamento Operacional:
    * análise custos operacionais
    * estudo da demanda
    * dimensionamento e alocação da frota
    * dimensionamento e alocaçõa pessoal
    Custos Operacionais, é preciso conhecer o custo do horário produtivo e improdutivo.
    Demanda: quantidade de pessoas que dele se utiliza durante um determinado período.

    Douglas Peter Gielow

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  22. ...
    A administracão de empresas de transporte rodoviário de passageiros implica uma variedade de problemas de tomada de decisão. São classificados em 3 níveis:
    * Estratégico: localização de garagens, regiões atendidas, linhas implantadas,
    * Tático: aquisição de novos veículos e contratação de colaboradores
    * Operacional: Roteamento e a alocação dos veículos e condutores.
    Tipos de transportes rodoviário de passageiros:
    * Transporte Rodoviário Urbano
    * Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
    * Transporte Rodoviário Escolar.
    * Transporte Rodoviário de Turismo.
    * Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
    Objetivo do Planejamento Operacional é sistematizar e otimizar os processos.
    Etapas do Planejamento Operacional:
    * análise custos operacionais
    * estudo da demanda
    * dimensionamento e alocação dos tranportes
    * dimensionamento e alocaçõa pessoal
    Custos Operacionais, é preciso conhecer o custo do horário produtivo e improdutivo.
    Demanda: quantidade de pessoas que dele se utiliza durante um determinado tempo

    Ferdinando Busarello

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  23. Foi abordado durante a aula sobre transporte rodoviario de passageiros,relatando suas principais características de funcionamento e suas dificuldades, e também, sobre os níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, explicando suas características e utilizações.
    Foram citados os tipos de transporte de passageiros que são: o transporte urbano, intermunicipal, internacional, estadual e os escolares.
    E, por ultimo, estudamos os conceitos de otimizar e sintetizar, e sua importância para o planejamento de uma empresa.

    Elizandra Cappelin

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  24. - Transportes rodoviarios de passageiros

    *Nivel estrategico: alta diretoria, a longo prazo.
    *Nivel Tatico:Acoes de gerencias, medio prazo.
    *Nivel operacional:Decisoes frequentes.

    Nivel Operacional:

    Problema relevante e complexo: plano de distribuicao de viagens;

    Fatores:
    relacoes de linhas e respectivas viagens
    caracteristicas de frota
    custos operacionais
    estrutura da rede viaria
    tamanho da frota
    disponibilidade de motoristas
    Legislacao trabalhista e acordo sindicais
    politica interna da empresa

    - Transporte rodoviario urbano de passageiros
    - Transporte rodoviario intermunicipal, interestadual e intenacional
    - Transporte rodoviario escolar
    - Transporte rodoviario de turismo
    - Transporte rodoviario particular


    Sistematizar: Organizar de forma coerente.

    Otimizar: Melhorar e aprimorar.

    1- analise dos custos operacionais
    2- Estudo de demanda e da oferta
    3- Dimensionamento e alocacao de frota
    4- Dimensionamento e alocacao de equipes


    Ederson Sperfeld Weber

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  25. Há 3 níveis de planejamento no transporte rodoviário sendo o estratégico, tático e operacional.
    Pode-se considerar que o nível operacional é responsável pelas decisões rotineiras e de curto prazo (soluções imediatas ou de rápida solução). No nível tático, toma-se decisões gerenciais a médio prazo como contratação de pessoas, treinamentos e organizacional. Já o nível estratégico é o mais importante por tomar as decisões a longo prazo definindo o direcionamento da empresa.
    É importante onde atuar, sendo transportando passageiros entre municpipios, entre estados ou até mesmo entre países. Nestes, pode-se definir o segmento como o transporte escolar ou urbano.
    Avaliando os conceitos de planejamento e definição de como atuar na prestação de serviços, podemos conseguir informações importantes para tomada de decisões em qualquer nível de planejamento.

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  26. Repassamos sobre os níveis de planejamento (estrtégico, tático e operacional), porém desta vez voltados ao transporte rodoviário.
    Acredito para toda e qualquer ação, seja de uma empresa/pessoa precisa ter um bom planejamento para que corra tudo (ou quase tudo) da maneira que se espera. Quando nada é planejado, a tendência é que nada (ou nem um pouco) dos objetivos esperados seja realizado.

    Há (como vimos na aula) o transporte rodoviário pessoas pode ser divido em municipal, intermunicipal, interestadual e internacional. Cada qual tem algumas difererenças entre sí.

    Pensando agora nas igualdades, podemos dizer que todos eles necessitam de um planejamento adequado para aprimorar o serviço e deve-se, para isso avaliar os custos, o retorno e a satisfação (ou não) dos clientes com o serviço prestado.

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  27. DILSON LOPES:No nivel estratégico é o que tem maior impacto se dirige a alta diretoria, trabalha na linha horizontal e suas decisões são a longo prazo. No nivel tático as decisões são da gerencia e a médio prazo é quem decide quem contrata, quem contratar e por ultimo o nivel operacional que tem as decisões mais frequentes e de maior abrangencia é quem decide a roteirização, alocação de veiculos e condutores ,decisões do dia-a-dia, com maiores problemas, mais relevante de maior complexo .
    Os principais fatores do transporte rodoviário são a relação de linhas e respectivas viagens(local, ponto de partida/chegada, parada, horário e duração),as caracteristicas de frota (capacidade/tamanho/potencia/idade e autonomia),tamanho da frota, custos operacionais, estrutura da rede viária que é muito importante como a localização dos pontos,disponibilidade de motorista, legislação,todos esses fatores são muitos importantes para a satisfação do cliente e minimização dos custos operacionais.
    Já o operacional esta voltado no dia a dia, a roteirizarão a troca de horários e a resolver problemas extraordinários como a falta de algum funcionário...
    Sempre visando à satisfação do cliente com o menor custo possível. O transporte rodoviário tanto particular, como para o turismo, escolar e internacional tem como objetivo sistematizar e otimizar seus procedimentos adaptados na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuídos, aumentando assim sua eficiência e a competitividade.
    Um dos principais objetivos do planejamento é a satisfação dos usuários do sistema, condição de grande relevância a ser observada para a obtenção do conjunto de indicadores.ETAMOS PEGANDO BEM ESSA PRATICA DO TRANSPORTE JA PENSO EN ABRIR UMA EMPRESA NO RAMO
    ABRAÇOS ATE A SEMANA QUE VEM.

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  28. No transporte rodoviário temos o planejamento Estratégico/ tático e operacional.
    No nivel estratégico é o que tem maior impacto se dirige a alta diretoria, trabalha na linha horizontal e suas decisões são a longo prazo.
    No nivel tático as decisões são da gerencia e a médio prazo é quem decide quem contrata, quem contratar e por ultimo o nivel operacional que tem as decisões mais frequentes e de maior abrangencia é quem decide a roteirização, alocação de veiculos e condutores ,decisões do dia-a-dia, com maiores problemas, mais relevante de maior complexo .
    Transporte Rodoviário de passageiros: movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas, linhas regulares.
    Transporte Rodoviário Intermunicipal/interestadual e internacional:até 5 viagens dia/veiculo, com serviço de bordo(ns-conforto).
    Transporte Rodoviário Escolar: roteiro flexível,janelas de tempo.
    Transporte Rodoviário de turismo:possui roteiros e viagens particulares, comodidades adicionais.
    Transporte Rodoviário Particular:deslocamento de empregados, viagens programadas.

    Pamela Patricia

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  29. Os níveis de gerenciamento são estrategico, tático e operacional.
    Tipos de transportes rodoviário de passageiros:
    Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
    Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
    Transporte Rodoviário Escolar.
    Transporte Rodoviário de Turismo.
    Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
    Também foi visto a definição de otimizar e sistematizar

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  30. foi tratado do transporte rodoviario de passageiros, onde foi apresentado os niveis de planejamento.
    Nivel estrategico:decisoes dos diretores da empresa, administradores.
    Nivel Tatico:decisoes da gerencia.
    Nivel operacional:tomadas de decisoes do dia-a-dia.
    foi abordado tambem os transportes rodoviarios:
    intermunicipais.
    interestadual.
    internacional entres outros.
    sobre os custos e a demanda de cada transporte rodoviario de passageiros.

    walter gregory

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  31. Transporte Rodoviario de Passageiros.
    *Nivel gerencial
    -Estrategico
    -Tatico
    -Operecional
    *Nivele Operacional
    -Problema relevante e complexo
    -Plano de distribuição de viagem
    *Fatores a serem considerados
    *Tipo de transportess rodoviarios de passageiros
    -Transp. rod. de turismo
    -Transp. rod. escolar
    -Transp. rod particular
    *Etapas de planejamento operacional
    *Analise de custo operacional

    Rodolfo

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  32. FERNANDO MENDES - 4º PERIODO LOGISTICA
    O tema foi TRANSPORTE RODOVIARIO DE PASSAGEIROS
    Apresenta 3 niveis;Estratégico,Tático e Operacional;
    * Maior impacto,horizonte longo-Localização garagens,regioes atendidas,etc
    *Horizonte Médio-aquisição de veiculos novos-politica ,contratação pessoal
    *Decisões frequentes, maior abrangência-rotarização, alocação;
    Horarios de saida e entrada, frotas,motoristas,etc..;
    Transportes Rodoviarios de Passageiros
    urbanos e regiões metropolitanas,intermunicipais,estaduais e internacional,

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  33. No transporte rodoviário temos trê planejamentos: Estratégico, tático e operacional.
    No nivel estratégico é o que tem maior impacto se dirige a alta diretoria, trabalha na linha horizontal e suas decisões são a longo prazo. Onde é feito a compra de empresas concorrentes, novas linhas, regiões atendidas.
    No nivel tático as decisões são da gerencia onde trabalham na aquisição de veículos novos, contratação de pessoal.
    O nivel operacional que tem as decisões mais frequentes e de maior abrangencia é quem decide a roteirização, alocação de veiculos e condutores ,decisões do dia-a-dia.
    O maior problema se encontra no operacional ou seja no seu plano de distribuição de viagens, pois é mto complexo.
    Fatores a serem considerados: relação de linhas e respectivas viagens, tamanho da frota,custos operacionais, estrutura da rede viáia, disponibilidade de motoristas, legislação e acordos sindicais e política interna da empresa.
    O objeticvo de sistematizar e otimizar dentro da empresa é adotar procedimentos na movimentação de pessoas entre diversos pontos geograficamente distribuidos.
    O planejamento operacional é dividido em quatro etapas:
    1- Análise dos custos operacionais
    2- Estudo da demanda e da oferta
    3- Dimensionamento e alocação de frota
    4- Dimensionamento e alocação das equipes

    Diego Streck :)

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  34. Estudamos na ultima aula sobre
    transporte rodoviario de passageiros.
    * Tipos de transportes rodoviário de passageiros:
    * Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros.
    * Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
    * Transporte Rodoviário Escolar.
    * Transporte Rodoviário de Turismo.
    * Transporte Rodoviário Particular de Passageiros.
    * Etapas do planejamento operacional.
    * Metodos cientificos.
    * E tambem a definição de otimizar e sistematizar.

    Andreas

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  35. O transporte rodoviário é divido em planejamentos: estratégico, tático e operacional.
    O maior problema se encontra no operacional, onde é o plano de distribuição de viagens, pois é muito complexo.
    Os tipos de transporte rodoviário são: Urbano de passageiros
    Transporte rodoviário municipal, interestadual e Internacional
    Transporte Rodoviário escolar
    Transporte rodoviário de turismo
    Transporte rodoviário particular
    Etapas do planejamento operacional
    1 - Análise dos custos operacionais
    2 - Estudo da demanda e da oferta
    3 - Dimensionamento e alocação de frota
    4 - Dimensionamento e alocação das equipes.

    Raquel Kraemer

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  36. Boa noite!!
    Os assuntos que achei mais importantes estudados no capitulo 2 do plt foram os seguintes:
    *tipos de transporte rodoviário de passageiros que é composto por diversas modalidades, com caracteristicas operacionais que destinguem umas as outras.
    *Etapas do planajamento operacinal que são:
    -análise dos custos operacionais
    custos fixos: englobam o conjunto de gastos cujo valor dentro de limites razoáveis de produção, não varia em função do nivel de atividade da empresa ou grau de utilização do equipamento.
    custos variaveis: são proporcionais á utilização.
    custos indiretos ou administrativos: são os custos necessários para manter o sistema de transporte da empresa, tais como pessoal de garagem, escritório e respectivos encargos sociais.
    -estudo de demanda:
    A demanda de um modal de transporte de passageiros é a quantidade de pessoas que dele se utiliza durante um determinado periodo(anual, mensal, ou diário.

    Ivanete Weber

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  37. Transporte Rodoviário de Passageiros:
    O transporte de passageiros possui três níveis de gerenciamento que são classificadas em: Estratégico, tático e operacional.
    Fatores a serem considerados:
    Locais, horários, duração e relação de linhas.
    Tamanho da frota.
    Custos operacionais
    Disponibilidade de motoristas.
    Legislação e acordo sindicais.
    Política interna da empresa.
    O problema maior esta no nível operacional, no plano de distribuição de viagem.
    Tipos de transporte:
    Transporte Rodoviário urbano, intermunicipal/ interestadual e internacional, escolar, de turismo e particular.
    Etapas do planejamento operacional:
    Análise dos custos operacionais.
    Estudo da demanda e da oferta.
    Dimensionamento e alocação da frota.
    Dimensionamento e alocação das equipes.
    Analise dos custos operacionais:
    É necessário conhecer, custo horário produtivo e o custo horário improdutivo.

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  38. BOA NOITE.
    TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE PASSAGEIROS.
    SÃO TRÊS OS PRINCIPAIS GERENCIAMENTOS: ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL.
    ESTRATÉGICO:PARA QUE O SERVIÇO FUNCIONE ADEQUADAMENTE É IMPORTANTE A LOCALIZAÇÃO DA GARAGEM, REGIÕES ATENDIDAS IMPLANTAÇÃO DE LINHAS, AQUISIÇÃO DA LINHA DO CONCORRENTE.
    TÁTICO:COMPRA DE NOVOS VEÍCULOS PARA A FROTA, CONTRATAÇÃO DE PESSOAL CAPACITADO.
    OPERACIONAL:ROTEIRIZAÇÃO DE TRÁFEGO, ALOCAÇÃO DE VEÍCULOS.
    NÍVEL OPERACIONAL:
    PLANO DE DISTRIBUIÇÃO DE VIAGEM:PROGRAMAR AS VIAGENS DOS MOTORISTAS, RESPEITANDO A IGUALDADE DE TODOS, OU SEJA,DISTRIBUIR IGUALMENTE AS LINHAS E TRAFEGOS PARA QUE NIMGUEM SAIA PREJUDICADO.
    OS FATORES QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO SÃO OS LOCAIS, HORARIOS COM TEMPOS PROGRAMADOS CONFORME O TRAJETO DE CADA MOTORISTA RESPEITANDO OS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES E DURAÇÃO DA VIAGEM (NÃO QUERER QUE O MOTORISTA FAÇA UMA VIAGEM DE 1 HORA EM 40 MINUTOS).
    CADA EMPRESA DEVE PROGRAMAR SUAS VIAGENS CONFORME TAMANHO DE SUA FROTA,DISPONIBILIZANDO O VEÍCULO PARA A LINHA CONFORME O FLUXO DE PESSOAS E NECESSIDADE.
    O TRANSPORTE ESCOLAR DEVE OFERECER SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE NOS CARROS PROGRAMADOS PARA OS HORÁRIOS ESCOLARES.
    JÁ O TRANSPORTE DE TURISMO, DEVE TER COMODIDADE, HORÁRIOS DIFERENCIADOS CONFORME PROGRAMADOS.

    OBJETIVOS:
    SISTEMATIZAR:AS PARTES DEVEM ESTAR EM COMUM ACORDO
    OTIMIZAR:APRIMORAR OS RENDIMENTOS MELHORANDO SEMPRE.

    O PLANEJAMENTO OPERACIONAL CONSISTE EM ANALISAR OS CUSTOS, ESTUDO DA DEMANDA E DA OFERTA,TAMANHO E ALOCAÇÃO DA FROTA E DAS EQUIPES.
    DEVEM SER ANALISADOS OS CUSTOS DE HORARIO PRODUTIVO E INPRODUTIVO,KILOMETRAGEM RODADA,CONBUSTIVEL , PNEUS E MANUTENÇÃO GASTOS, TIPO DE TRAFEGO.

    CLAUDEMIR

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  39. Transporte Rodoviário de Passageiros:
    O transporte de passageiros possui três níveis de gerenciamento que são classificadas em: Estratégico, tático e operacional.

    Há alguns fatores a serem colocados:

    Disponibilidade de motoristas.
    Legislação e acordo sindicais.
    Política interna da empresa.Locais, horários, duração e relação de linhas.
    Tamanho da frota.
    Custos operacionais

    Transporte rodoviário municipal, interestadual e Internacional
    Transporte Rodoviário escolar
    Transporte rodoviário de turismo
    Transporte rodoviário particular...


    Julio Cesar

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  40. Na aula foi falado do transporte rodoviário de passageiros, com suas principais características e suas dificuldades, e sobre os niveis de planajamento estratátegico tático e opertacinal.
    Foram citados os tipos de transporte de passageiros que são: transportes urbano intermunicipal, internacional, estadual e os
    escolares.


    Maria José

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  41. Então? Temos que enteder o que esta por traz do sistema de transporte de passageiros é isso né Profa, foram suas palavras....rsrs
    O planejamento do sistema de transporte Rodoviários de passageiros é dividido em 3 estágios:
    Estratégico; que é de maior impacto que seria nivel de diretoria, que é a localização dos pontos, localização das garagens e implantação das linhas.
    Tático; horizonte a médio prazo, a nivel gerencial, que é contratação de pessoal, aquisição de veículos etc...
    Operacional; decisões frequentes, mais abrangência, roteirização, alocação de viagens.
    No operacional é onde existem os maiores problemas; plano de distribuição de viagens é considerado o mais importante e complexo.
    Cada viagem deveser alocada a um veículo,
    Condução do veículo delegada entre diversos condutores entre outros que existem no dia dia.
    Existem alguns fatores a ser considerados:
    Relação de linhas e respectivas viagens(horários,locais e duração do percurso)
    Caracteristicasda frota(capacidade,tamanho,potência)
    Tamanho da frota
    Custos operacionais
    Estrutura da redeviária
    Disponibilidade de motoristas
    Legislação de acordos sindicais
    Politica interna da empresa
    O transporte urbano de passageiros pode ser:
    movimentação em centros urbanos e regiões metropolitanas,
    Linhas regulares de curta distância,

    Transporte rodoviário intermunicipal e interestadual, Linhas regulares de longa distância, com horário e etinerario definido.
    Transporte Escolar, com roteiro flexivel.
    transporte Turismo, com horários e roteiro particularizados.
    O planejamento operacioanl aumenta a eficiência e competitividade.
    As 4 etapas do palnejamento operacional são:
    1 Análise de custos
    2 Estudo da demanda e da oferta
    3 Dimensionamento e alocação da frota
    4 Dimensionamento e alocação de equipes

    Os Métodos utilizados nas empresa de transporte podem ser Heuristicos ou métodos cientificos.

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  42. Alunos, que bom que vocês entenderam os conteúdos abordados na aula anterior, fico feliz!! Acredito que ontem vocês perceberam pela minha fala que essas informações vão auxiliar vocês a fazerem a segunda etapa da ATPS, a pesquisa com a empresa de transporte.
    Fico feliz que até alguns alunos que faltaram na aula presencial foram buscar os conteúdos abordados, isso é muito importante.
    Rose, é isso mesmo, temos que entender o que está por tras do sistema de transportes que usamos. Gosto dessas postagem após a aula de quarta, sempre tem um "que" a mais...
    E vamos para a semana seis!! Beijos a todos.

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