quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Semana Dois - 24 a 31 de agosto.

Caros alunos,

a proposta para essa semana é que vocês realizem 2 atividades. Elas são importantes para que vocês possam realizar a primeira etapa da ATPS.

A primeira delas é a leitura do artigo "Organização, gestão e financiamento de sistemas de transporte coletivo urbano". Esse é o primeiro passo da Etapa 1 da ATPS. Clique aqui para baixar o arquivo.

A segunda delas é a leitura do ANEXO A do PLT (p. 22-39). Nele são apresentados diversos indicadores de qualidade e produtividade. Não se assustem com as fórmulas, porém tentem entendê-las, pois é muito importante conseguirmos quantificar (transformar em números) características de qualidade e produtividade. Através desses números conseguimos mensurar se o transporte urbano de passageiros está sendo eficiente ou não. Após a leitura vocês devem postar aqui no blog, INDIVIDUALMENTE, quais são os 3 indicadores dos que foram apresentados que vocês consideram mais importantes serem medidos e por que. A justificativa é muito importante (e estará sendo avaliada).
Caso tenham dúvidas, não exitem em me procurar. Lembrem que esse será o nosso espaço de aprendizado. Não existe resposta "certa", o que queremos aqui é conhecer a percepção de cada um sobre o mesmo assunto.

Não esquçam: vocês tem 1 semana para realizar a atividade. Abraços a todos e bom trabalho.

39 comentários:

  1. Ola prof. Karin!! gostei muito do blog....A questão do transporte coletivo em jaraguá do sul deixa muito a desejar. mas isso acontece devido ao monopólio. se tivesse-mos mais empresas de transporte na cidade melhoraria muito.
    abraços
    ivanete weber.

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  2. Resposta:

    1 - Taxa de Satisfação de Clientes Externos [usuários].
    Motivo: Acredito que sabendo da quantidade de pessoas satisfeitas com o serviço prestado é possível medir praticamente toda o serviço em sí, pois o usuário avalia todos os aspectos ao usar o serviço e avalia : aparência, velocidade, etc...

    2 - Produtividade do Pessoal de Operação no Período.
    Motivo: Mede se o serviço é ou não rentável. Me ajudará, como gestor, a saber se devo continuar com determinada linha, rota. Com este indicador várias mudanças podem ser (e são) feitas.

    3 - Indice de Rentabilidade Média no Período
    Motivo: Mostra se minha empresa está ou não dando o devido lucro esperado. A partir deste indicador posso decidir se deve ou não abrir novas linhas, propor novos serviços, ou então melhorar o marketing da minha empresa para atrair mais usuários.

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  3. 1 Taxa de satisfação dos clientes internos [funcionários].
    Motivo: Acredito que um colaborador que esteja satisfeito com o seu emprego tem maior produtividade e executara as tarefas mais disposto.
    No caso do transporte urbano o motorista ou o cobrador pode melhorar a satisfação do cliente atendendo ele de maneira mais educada melhorando a imagem do transporte publico.

    2 Taxa de Satisfação de Clientes Externos [usuários].
    Motivo: Concordando com o Patrick Wesolowski, a satisfação do cliente externo é fundamental para implantar novas maneiras de atender ou realizar mudanças internas ou externas para atingir maiores resultados.

    3 Custo Médio por Passageiro.
    Motivo: Importante medir estes custos para ver se as viagens realizadas estão sendo lucrativas, se é necessário ajuste de horários para que se tornem lucrativas. (observação pessoal: Esta medida em Jaraguá do sul serial de real importância para que eles tenham um índice de quanto eles abusam no valor das passagens)

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  4. TAXA SATISFAÇÃO DO CLIENTE
    Saber o que o cliente espera do transporte publico . Para depois realizar mudanças internas ou esternas

    TAXA SATISFAÇÃO CLIENTE INTERNO
    Saber se o funcionarios estão satisfeitos com o emprego. Deixar o funcionario dar idéias de melhoria no transporte publico . Se lucrativas , implementar

    INDECE DE CONSUMO DE COMBUSTIVEL NO PERIODO
    Com esse indece consegue -se saber o estado do motor . Saber se prescisa de manutenção


    bjs
    wilson urban

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  5. Garotos, grata pela participação. Comentários devidamente registrados. Vamos aguardar os demais participarem para inciarmos uma discussão sobre os índices mais "votados".
    Abraços!

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  6. Custo Médio por Passageiro: Acredito que esse seja o principal indicador(mesmo sabendo que a Prof, Karin dirá que é a satisfação do cliente), pois é com esse índice que uma empresa vai calcular o valor das passagens, planejar o aumento de linhas, aumento de salários e outros.


    Taxa de Satisfação de Cliente Externo: Esse indicador vai refletir a imagem da empresa. Porém como muitas vezes esse transporte é feito com concessões de linhas, não se dá a devida atenção aos passageiros.


    Taxa de Satisfação dos Clientes Internos: Já esse indicador é o que mais é afetado, pois, os funcionários das empresas de transportes costumam ser mal remunerados e costumam fazer longas jornadas. O que preocupa muito é a responabilidade sobre a vida das pessoas, pois temos sempre veículos lotados, em péssimo estado de conservação e rodando sobre vias mal projetas e consevadas.

    Sandro Mehler

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  7. 1. Taxa de Satisfação do Cliente Externo (usuários): Concordo com o Patrick, pois o usuário avalia a flexibilidade de horários, o conforto, o tempo e a segurança do transporte, refletindo na imagem positiva ou negativa da empresa.

    2. Tempo Médio de Deslocamento: Avalia o desempenho dos veículos e o trabalho do funcionário, pois podem haver atrasos nas linhas devido a muitas paradas em pontos pois há excesso de passageiros ou demora no pagamento da passagem (nos casos onde não tem cobrador e o motorista é responsável).

    3. Taxa de Satisfação dos Clientes Internos (funcionários): Avalia a motivação e desempenho dos funcionários, o que demonstra aos clientes, no caso passageiros, que a empresa busca melhorar suas atividades e passar uma boa imagem do transporte público.

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  8. Acho que acabaram ouvindo nossas conversas sobre qualidade no transporte coletivo...rs.
    A diretoria de transportes de prefeitura de Jaraguá deu início nesta sexta-feira (26/08) às pesquisas para levantamento de dados para melhoria do transporte coletivo da cidade.

    Fonte: http://www.poracaso.com/pesquisa-com-usuarios-de-transporte-coletivo-inicia-hoje.html

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  9. 1º Taxa de satisfação dos clientes externos (usuarios):Em 1º lugar preciso saber o que meu cliente precisa para atender ele bem, pois é atraves deles que podemos verificar se meu serviço esta atendendo e se não tiver, mostrar no que preciso melhorar pois o usuario que dependende do transporte para sua locomoção necessita de mais linhas e horarios,entre outros.
    2º Taxa de Satisfação dos clientes internos (funcionarios); Para ter um serviço de qualidade,é preciso treina-los, incentivar e motivar para que assim eles tenham mais produtivadade e atendam bem os usuarios.
    3º Tempo medio de deslocamento: Para ter um serviço de qualidade na minha empresa, preciso analisar o tempo das viagens, pontualidade,tempo de espera, distancia entre os pontos e tempo de transbordo (saida e entrada de passageiros), com esta analise posso melhorar meu atendimento.
    * E conforme o plt, pelas analises, verifica - se que os indicadores melhoraram seu desempenho quando a empresa, realizou treinamentos , aumentou o quadro de horarios,e implantou quadro de qualidade e produtividade para os funcionários,

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  10. 1.Taxa de Satisfação dos Clientes Externos(usuários):Índice importante de satisfação dos clientes em relaçao á horários,tempo de deslocamento,segurança, conforto e bem estar durante o transporte.Reflete à empresa positivamente ou negativamente.

    2.Taxa de Satisfação dos Clientes Internos(funcionários):Clientes Internos também são importantes para a satisfação dos clientes Externos e para a imagem da empresa.Por isso palestras de motivação,com perspectiva de crescimento profissional, premiações anuais, um bom salário,contribuem para o desempenho desses clientes.

    3.Custo médio por passageiro: Neste índice são calculados os valores das passagens.Conforme o Alfredo comentou,também acredito que esse índice não seja muito utilizado aqui em Jaraguá pois, o custo da passagem é altíssimo em relação a quantidade de passageiros que utilizam o transporte ao mesmo tempo,sem conforto nem um e com pouca segurança.

    Att,
    Claudinéia

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  11. Acredito que os indicadores mais importantes sejam:
    1- Taxa de satisfação dos clientes externos.
    Justificativa: Penso que a empresa deve conhecer as necessidades e o grau de satisfação de seus clientes para com o serviço prestado visando verificar em que pontos ela está acertando e/ou em que precisa se atualizar mais e melhorar seu serviço. Se o cliente estiver satisfeito, utilizará mais o serviço, gerando assim mais lucros para a empresa.
    2- Taxa de satisfação dos clientes internos.
    Justificativa: Acredito que seja muito importante avaliar a satisfação dos funcionários da empresa, pois se eles estiverem motivados, trabalharão com mais satisfação e automaticamente, poderão tratar melhor os clientes, aumentando assim a satisfação dos que utilizam o transporte.
    3- Índice de acidentes com passageiros feridos no período.
    Justificativa: Esse indicador é importante para que o cliente, que é um dos principais focos das empresas, tenha confiabilidade na mesma, acreditando que pode utilizar este transporte com segurança e tendo a confiança de que vai chegar ao seu destino não somente de forma rápida, mas principalmente segura.

    Reginaldo de Abreu Lima (Portuga)

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  12. Concordo com alunos em ter como base as TAXAS DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS como primordiais, visto que estes índices dão o retorno de resposta referente à imagem que a empresa passa aos seus funcionários e clientes.
    O terceiro índice poderia ser relacionado ao desempenho operacional, a TAXA DE PRODUTIVIDADE DO PESSOAL DE OPERAÇÃO NO PERÍODO. Nele, pode-se avaliar e estimar o fluxo financeiro da empresa.
    Considerando a situação atual do transporte coletivo da cidade (Jaraguá do Sul - SC), relaciona-se muito a questão financeira. Isto ocorre devido ao monopólio. As pessoas precisam do transporte e não há outros meios para locomoção, gerando necessidades independentemente de conforto e qualidade de serviço prestados ao cliente, visando apenas o lucro.

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  13. 1º A TAXA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS e muito importante para um otimo desenvolvimento para que de um otimo retorno.
    2ªIndece de acidentes com os passageiros,fazer com que seus clientes tenhão segurança e ceteza que vão chegar ao seu destino com segurança.
    3ºTempo medio de deslocamento e preciso ser avaliado pra um bom desempenho.
    Na minha opinião o transporte de jaraguá do sul esta precisando de um concorente para assim melhorar em tudo pois sem comcorencia não avera melhorias na minha opinão.
    Leda Cecilia Silva

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  14. taxa de satisfacao dos clientes internos(Funcionarios) Motivo:Um colaborador satisfeito com o seu trabalho tem maior desempenho para exercer as suas atividades.No caso o motorista e o cobrador podem melhorar a satisfacao do cliente e no caso do mecanico satisfeito a qualidade da seguranca das pessoas.
    Ferdinando Busarello

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  15. Indice de consumo de combustivel no periudo.
    Motivo: com esse indice podemos constatar como esta o motor do transporte.
    Podemos ver de o mesmo precisa de reparos.
    ferdinando Busarello

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  16. Indice de rentabilidade media no periudo.
    Motivo: Indica se a empresa esta ou não dando o lucro desejado. Apartir deste indicador posso saber se poso ou não ampliar a empresa

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  17. 1-Custo medio por pasageiro; é muito inportante calcular esse indicador é onde a empresa tem um indice de lucratividade ou prejuiso, "achedito que o valor da pasagem é altissimo aqui na região de jaragua. deveria ser feito um planejamento por parte da empresa, pois nos horarios de pico os onibus sempre estão lotados, sem mesmo um lugar para as pessoas se sentarem mas o preso é o mesmo,deveria ter mais onibus nesses horarios".

    2-Taxa de Satisfação dos Clientes Esternos; é de estrema inportancia pois os "funcionarios" que trabalham nessa área podem ajudar e muito no crescimento e bem estar da empresa tratando bem seus clientes esternos avendo uma boa comunicação entre motoristas e cobradores com as pessoas que utilizam o transporte urbano.

    3-Tempo medio de deslocamento: como comentei no primeiro indicador não concordo com o preço que estamos pagando pelo trasnporte, e nesse indicador seria uma solução para algumas pessoas que utilizam mais de um onibus ou um trajeto pequeno para se locomover. a empresa deveria fazer um programa onde os usuarios pagasem a pasagem por Kilometro rodado, ou por horas seria mais justo para nos consumidores e seria um indicador com informações mais presisas para a empresa.

    Att; Ricardo Hendges

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  18. Caríssimos, já estou levantando as estatísticas dos indicadores indicados por vocês como os mais importantes. Ao final da atividade irei apresentar os resultados para debatermos.

    Alexandre, obrigada pela informação postada anteriormente. Interessante seria termos conhecimento da Pesquisa de Mobilidade Urbana que a Diretoria de Trânsito e Transportes da Prefeitura estará aplicando com os usuários de transporte coletivo da cidade. Será que eles usam alguns dos indicadores que estamos analisando? Vou tentar buscar mais informações, mas se algum de vocês for entrevistado, poste aqui a experiência!!

    Abraços a todos e até quarta!

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  19. I - TAXA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EXTERNOS: Através dos resultados obtidos nesse item poderão ser feitas melhorias para que a satisfação aumente e os resultados esperados sejam atingidos.
    II - ÍNDICE DE PONTUALIDADE NO PERÍODO:
    Item de suma importância para obter uma boa satisfação dos clientes, pois todos querem ter o ônibus a sua disposição quando precisarem.
    III - ÍNDICE DE CONFORTO NO PERÍODO P OU DENSIDADE DE PASSAGEIROS EM PÉ:
    Será através desse índice que poderá ser medida a necessidade de carros na linha em determinado período, podendo ser constatado os horários de pico e assim tomadas ações para aumentar o conforto do passageiro através da disposição de mais carros para evitar que haja passageiros viajando em pé.

    Abraço!

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  20. Anônimo disse...
    Indice de rentabilidade media no periudo.
    Motivo: Indica se a empresa esta ou não dando o lucro desejado. Apartir deste indicador posso saber se poso ou não ampliar a empresa
    Ferdinando busarello

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  21. Pontualidade no periodo:para se ter um comtrole se esta funcionando como foi planejado i programado.
    Taxa de satisfacao dos clientes externos:para poder melhorar posiveis falhas que estejam ocorrendo,procurando sempre garantir asatisfacao do cliente.
    Taxa de ocupacao no periodo:pade se avaliar se a quantidade de onibus e ou nao suficiente para aquele trajeto,e os horarios de pico.

    Paulo

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  22. Taxa de Satisfação do Cliente Externo [usuário].
    Foco é o Cliente Externo, com a satisfação obtém um grande crescimento do Uso do transporte, obtendo uma lucratividade maior.
    Tempo Médio de Espera no Ponto
    A maioria dos passageiros não tem paciência para esperar o transporte, ou seja, pode ser considerada uma estratégia da Empresa.
    Taxa de ocupação do Período
    Envolve o Plano Estratégico da Empresa, para obter mais passageiros, com mais lugares no transporte oferecido, mais viagens realizadas e menos insatisfação do cliente.

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  23. Taxa de Satisfação do Cliente Externo [usuário].
    Foco é o Cliente Externo, com a satisfação obtém um grande crescimento do Uso do transporte, obtendo uma lucratividade maior.
    Tempo Médio de Espera no Ponto
    A maioria dos passageiros não tem paciência para esperar o transporte, ou seja, pode ser considerada uma estratégia da Empresa.
    Taxa de ocupação do Período
    Envolve o Plano Estratégico da Empresa, para obter mais passageiros, com mais lugares no transporte oferecido, mais viagens realizadas e menos insatisfação do cliente.

    By Ederson Weber

    N coloquei o nome no comentario em cima

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  24. DILSON LOPES Taxa de satisfação dos clientes internos [funcionários]•Alto índice de rotatividade de pessoal: este indicador avaliando a taxa de contratações e demissões, e serve para apontar uma média baixa de permanência de novos funcionários na empresa

    TAXA DE PRODUTIVIDADE DO PESSOAL DE OPERAÇÃO NO PERÍODO. •Alto índice de absenteísmo: já este indicador demonstra a quantidade de faltas e atrasos ao trabalho, mostrando o impacto da ausência dos funcionários no dia-a-dia da empresa, o que impacta diretamente na produtividade.

    ÍNDICE DE CONFORTO NO PERÍODO P OU DENSIDADE DE PASSAGEIROS EM PÉ: A maioria dos passageiros não tem paciência para esperar o transporte, ou seja, pode ser considerada uma estratégia da Empresa.
    Um bom sistema de transportes é uma base para o desenvolvimento do SER HUMANO.

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  25. 1º Taxa de satisfação dos clientes externos usuarios:preciso saber o que meu cliente precisa para atender ele bem,
    2º Taxa de Satisfação dos clientes internos funcionarios; Para ter um serviço de qualidade,é preciso treina-los, incentivar e motivar.
    3º Tempo medio de deslocamento: Para ter um serviço de qualidade na minha empresa, preciso analisar o tempo das viagens

    Rodolfo azevedo sabino

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  26. 1º Taxa de satisfação dos clientes externos: a satisfação em proporcionar as pessoas um trabalho eficiente e eficaz faz gerar com que se tem uma grande satisfação, gerando conforto aos clientes durante todo o trajeto. Objetivo: focar nas necessidades dos clientes, saber o que eles necessitam.
    2º Indíce de Segurança: Todos sabemos que segurança é primordial, buscando sempre garantir um trabalho totalmente seguro, sem oferecer riscos, no qual pode degrinir com a imagem da empresa.
    3º Índice de Rapidez: As pessoas querem que o transporte seja feito na hora certa e no tempo certo. Fazendo com que aquela empresa que sempre atende sua demanda no tempo certo tenha um diferencial das concorrentes. Pois transporte rapido no tempo certo é cliente satisfeito.
    Diego Streck

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  27. satisfaçao dos cliente internos.. muitas vezes nao adianta melhoria em salario em plano de carreira...a autoestima tbm e bom..o extresse do dia-a-dia com lida com pessoas e grande, talvez as empresas tenha que estimula mais essa area.
    ponto de embarque.outro fator sao os pontos, espera pelos onibus muitas vezes e inevitavel, por isso que esse lugar tem que se de boa quallidade, ter mais conforto, proteçao, para que a espera seja mais agradavel..
    existem outros fatores para avaliar por isso que tem que haver uma pesquisa de qualidade.e nos como clientes temos que faze nossa parte participando dessa pesquisa dando nossas opinoes e dando ideiais...

    walter gregory

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  28. Pelos indíces avaliados, em alguns o grau de satisfação dos usuarios aumentou depois de ter sido tomado algumas atitudes, no caso do Indice de acidentes, aumentou depois de dar treinamento aos motoristas. Com relação aos horários é possivel notar que a melhora também aconteceu após implantar novo quadro de horários, e no quisito cliente interno, após programas de qualidade e produtividade ter sido implantados, mas mesmo assim o transporte,Urbano deixa muito a desejar, principalmente nos grandes centros,apesar da praticidade desse meio falta muita qualidade.
    Acredito que os indicadores mais importantes são:
    1)Qualidade do cliente externo: Se as empresas de transporte se focassem na qualidade, todo o restante, melhoraria, pois com a qualidade vem o conforto, segurança, confiabilidade realização do progaramado, tecnologia, treinamento para seus colaboradores. visando assim também melhor atendimento ao cliente.
    2)Desempenho operacional; Através da operação, criamos um planejamento onde definimos os padrões básicos de funcionamento em todas as áreas da empresa. como gestão, missão, objetivos e quantidade, de equipamento necessário, para satifazer as necessidades dos clientes, e com margem de lucro satisfatória.
    3)Segurança; Muito deficiente, em todo País, utilização de equipamentos velhos sem vistoria, mecânica, sem itens básicos de segurança, risco de assaltos e agressão em transporte pú
    blico. um descaso com a popolução que precisa desse meio para se locomover.

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  29. Bom dia a todos!!

    Acabei de verificar as últimas postagens de vocês e continuo contabilizando para depois passar os resultados para vocês. Amanhã vocês terão novo post com orientação de atividades, conforme combinado, certo?
    Abraços!!

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  30. 1- Taxa de satisfação dos Clientes Externos: Importante para saber se os usuários estão contentes com o transporte disponível na cidade,e qual opinião deles para ajudar nas melhorias, na minha opinião deveria ter uma empresa concorrente.
    2- ìndice de reclamações: Relacionar as reclamações que ocorrem com mais frequência e tomar ações para evitar que estem problemas ocorram novamente.
    3- Taxa de Regularidade no Período: Importante para saber se os ônibus estão cumprindo seus horários e as viagens programadas, muitas vezes os ônibus não conseguem cumprir seus horários, com isso chegando com atraso ao seu destino.

    Douglas Peter Gielow

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  31. 1)TAXA SATISFAÇÃO DOS CLIENTE EXTERNOS.
    MOTIVO:Satisfação do cliente é o ponto chave para o sucesso de qualquer negócio, entender suas necessidades e prestar um serviço com qualidade, saber opinião dos usuários e implantar melhorias sempre.

    2)TAXA DE POLUIÇÃO AMBIENTAL PROVOCADA PELO VEICULO.
    MOTIVO:Acredito que seja um indicador muito importante hoje em dia é essencial ser uma empresa ecologicamente correta.

    3)FACILIDADE DE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS
    MOTIVO:Com degraus muito altos fica difícil o acesso, principalmente para pessoas idosas ou com alguma deficiência ou quando existe a necessidade de fazer o desembarque em ruas sem acostamento, isso com certeza aumenta o risco de acidentes.

    Ivanete Weber

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  32. 1. Taxa de Satisfação dos Clientes Internos(Funcionários):É importante, pois os funcionários que trabalham na área ajudam no crescimento e o bem da empresa, assim sempre tratando bem seus clientes externos.A motivação e o desempenho, contribuem para uma boa imagem a empresa.

    2. Taxa de Regulariedade no Período: É importante para saber se os ônibus estão cumprindo seus horários programados.

    3.Taxa de satisfação dos Clientes Externos (usuários):Mede a nível de satisfação dos usuários que utilizam o transporte. Conforto, bem-estar e segurança, são importantes para essa satisfação.

    Jéssica P.

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  33. Taxa satisfação do cliente
    Saber o que o cliente espera do transporte publico, e dépois fazer as mudanças necessarias.

    Taxa satisfação do cliente interno
    Ver se todos os funcionarios da empresa estão satisfeitos com o trabalho que esta sendo realizado, dar oportunidades para que os funcionarios deem a sua opiniao para melhorias

    Indice de consumo de combustivel no periodo
    Sabe-se se o motor esta em boas condições para o trabalho, se esta consumindo ou nao muito combustivel.

    Taxa de Regulariedade no Período
    é bom pra saber se todos os horarios estao sendo cumpridos, se as rotas estao sendo feitas corretamente

    Tempo medio de deslocamento
    é preciso calcular o tempo que sera gasto para realizar o trabalho para que nao fique uma coisa desorganizada.

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  34. 1- Taxa de satisfação dos clientes externos: a satisfação é proporcionar as pessoas um trabalho eficiente e eficaz para que se tenha uma grande satisfação, gerando conforto aos clientes durante toda a viagem.
    2- Taxa de Regulariedade no Período: É importante para saber se os ônibus estão cumprindo com seus horários programados o que na maioria das vezes nao acontece.
    3º Tempo medio de deslocamento: Para ter um serviço de qualidade na minha empresa, preciso analisar o tempo das viagens.
    Douglas Alexandre Steinert

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  35. 1°O indice de acidentes com passageiros feridos no periodo, prova que a empresa presta um serviço de segurança para os usuarios de transporte coletivo independente do modal, pois com esta pesquisa e tipo de calculo, pode ser usado para muitos meios de transportes.

    2°Taxa de satisfação externa no periodo, com base nas pesquisas usando este tipo de indicador podemos medir a qualidade do transporte, fazendo com que usuarios ajudem a melhorar a quaçidade e com isto a empresa só tem a ganhar.

    3°Taxa de poluição ambiental provocada pelo veiculo no periodo, com este indicador a empresa consegue avaliar seus veiculos que eventualmente precisam de manutenção ou de ser trocados por veiculos que possam atender os usuarios com qualidade, sem agredir o meio ambiente (Une se a prioridade com a necessidade)
    Ass: Orlando Moises Sadowski

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  36. 1.Taxa de Satisfação dos Clientes Externos(usuários):A opinião do cliente realmente é importante, pois assim poderá ser colocados os pontos a serem melhorados.
    2.Custo médio por passageiro: Com esse indicador a empresa irá calcular qual o valor a ser cobrado.
    3. Tempo Médio de Deslocamento: Precisa ser avaliado o tempo das paradas, pois poderá haver atrasos no percurso.

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  37. Turma,

    postagens da semana 2 encerrada. Na próxima aula presencial darei os resultados e faremos juntos a análise dos indicadores.
    Não esqueçam que as atividades da Seman 3 já forma postadas. Bom trabalho a todos!!

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  38. Fabio Oliveira.

    Apesar da diferença entre os países na gestão de administrar o transporte público eles seguem critérios parecidos como a organização e responsabilidade do transporte ser local.
    Mas na maioria das vezes o governo tem importante participação no que diz respeito aos financiamentos e ajuda de custo para o transporte público funcionar.
    Essa participação deveria ter maior influencia também na hora de fazer com que os direitos dos usuários sejam cumpridos, através da regulamentação do passe único ou que as empresas prestadoras de serviço mantenham uma frota renovada e sem cobrar preços abusivos dos passes.
    Podemos citar como exemplo a empresa que presta esse serviço em nosso município, cobra R$ 3,00 para deslocar um passageiro de um bairro ao outro (questão de cinco quilômetros), sendo que em municípios vizinhos os pode-se percorrer distâncias bem maiores com um passe único.
    Dificilmente consegue-se fazer a integração de um bairro ao outro, devido aos horários, muitas linhas com ônibus fora dos padrões que nos são apresentados através da mídia, talvez porque não haja concorrentes nesse ramo principalmente porque não há fiscalização de ninguém.
    Por isso eu acredito que o governo deveria ter mais ação junto a esse serviço não só quando a questão for dinheiro, mas deveria fiscalizar as empresas para ver se estão prestando um serviço de qualidade.
    “Um governo atuante para uma sociedade melhor”

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  39. clinetes satisfeitos para garatir que voltem a se ultilisar do servisso.
    propor custos mais atrativos para os passageiros para isso ser possivel fazer um melhor planejamento das suas rotas para diminuir tambem o seu custo.
    procurar observar se os pontos de paradas estão bem adequados para poupar o tempo de percursso.

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